Publicidade

Samsung registra patente de celular com tela curva nas duas bordas

Por| 02 de Fevereiro de 2015 às 12h12

Link copiado!

Samsung registra patente de celular com tela curva nas duas bordas
Samsung registra patente de celular com tela curva nas duas bordas
Tudo sobre Samsung

A Samsung parece ter gostado de trabalhar com o Galaxy Note Edge, aparelho que tem um display curvo e que se estende até a extremidade do dispositivo. A satisfação foi tamanha que uma patente registrada recentemente exibe um celular que leva esse conceito adiante, com tela que se comporta desta maneira, mas em ambas as laterais do dispositivo.

A tecnologia descoberta pelo site Patently Mobile parece funcionar basicamente como o dispositivo que se encontra atualmente no mercado, lançado no ano passado. Com bordas curvadas e completamente tomadas pelo display, o aparelho seria capaz de mostrar atalhos, informações ou configurações, ampliando o espaço disponível na tela principal e mudando a forma como os usuários interagem com as diferentes funções do dispositivo.

De acordo com rumores recentes, o protótipo já teria até nome – Galaxy S Edge – e levaria o conceito original adiante ao estender a curva do display não apenas às laterais do modelo, mas também à sua parte traseira. Em um dos esboços registrados, dá para observar uma visão da câmera digital do celular, com as informações sendo exibidas para o usuário na parte traseira.

Continua após a publicidade

Resta saber, apenas, como a Samsung resolveria o problema de usabilidade recorrente disso, já que, ao segurar um aparelho com telas nas duas extremidades, ele poderia acabar realizando toques involuntários em algumas das funções. A questão poderia ser solucionada com outro atributo da própria patente, uma vez que o dispositivo possui um elemento que salta para fora do corpo do aparelho, e poderia ser usado para segurá-lo enquanto se utilizam as funcionalidades disponíveis nos dois lados do display.

Mas isso é algo para se pensar mais adiante, já que o objetivo de qualquer registro de patentes é assegurar que uma invenção ou tecnologia proprietária não seja apropriada pela concorrência. Documentos do tipo não significam um lançamento confirmado e o uso real da inovação pode acabar sendo um pouco diferente.

A Samsung ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas já comentou ter ficado satisfeita com o desempenho do Galaxy Edge no mercado. Ou seja, dá para pensar que o pequeno experimento da empresa com as telas curvas e os displays laterais pode acabar se tornando parte da linha tradicional de smartphones da empresa.

Continua após a publicidade

Mais do que isso, a inovação já foi citada como um dos focos da sul-coreana para combater a concorrência cada vez maior, principalmente da Apple, no Ocidente, e da Xiaomi, na China. Além de reduzir sua lista de lançamentos, a ideia agora seria investir em novidades realmente significativas e mudanças de design em modelos consagrados, como o Galaxy S6, que deve ser apresentado em março durante o Mobile World Congress 2015. Será que podemos esperar alguma novidade sobre o Edge também durante o evento?