Samsung tem a intenção de voltar a lançar smartphones com Windows Phone

Por Redação | 12 de Janeiro de 2015 às 14h33

A maioria dos smartphones da sul-coreana Samsung e equipada com o sistema operacional móvel do Google, o Android, inclusive o Galaxy S5, seu principal aparelho. A concorrência de dispositivos equipados com este sistema operacional levou a empresa a sofrer uma queda considerável no número de vendas. Tais resultados fizeram com que a fabricante começasse o ano com mudanças que devem ganhar forma nos próximos meses.

A gigante coreana começa a olhar para o sistema da Microsoft, o Windows Phone, como uma maneira de trazer mudanças interessantes para seus clientes. Certamente a intenção da Samsung em voltar a produzir dispositivos equipados com o Windows Phone mostra que o mercado Android começa a ficar saturado e certamente há uma necessidade de investir em novas soluções.

A presença bastante reduzida no universo do Windows Phone, que se limita ao ATIV S, começa a ser ponderada na empresa. No entanto, viabilizar os sistemas da Microsoft nos aparelhos da Samsung pode não ser tão fácil. Ambas as companhias terão de chegar a um acordo no que se refere à utilização de patentes.

A ideia da Samsung para retornar ao ecossistema Windows Phone é usufruir de alguns estatutos especiais junto à Microsoft. Para isso, a empresa terá que desistir de processos e royalties por utilizar a plataforma do Google. Provavelmente o desejo da Samsung em aderir mais de perto ao sistema móvel da Microsoft resolverá pendências jurídicas entre as duas empresas. A maioria destes processos está relacionada com acordos de patentes, além de pagamento por utilizá-las.

A vontade de abandonar, de forma parcial, o Android e toda a concorrência direta que a empresa tem em dispositivos com este sistema leva a Samsung a querer ampliar sua oferta de sistemas, que também investe em seu próprio SO, o Tizen, em smartphones.

Como alternativa para conseguir uma oferta atrativa só resta o Windows Phone, que já conta com um ecossistema mais maduro. Mesmo assim, é preciso lidar com o domínio que a linha Lumia, da própria Microsoft, tem sob o sistema.

A única forma atraente para a Samsung é procurar um acordo com a Microsoft para conseguir tornar-se um parceiro com iguais oportunidades de acesso ao que a plataforma oferece. Caso consiga isso, a empresa colocará novos equipamentos com o Windows Phone no mercado já no terceiro trimestre deste ano.

Fonte: http://pplware.sapo.pt/informacao/samsung-quer-voltar-a-lancar-telefones-com-windows-phone/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.