Samsung quer que desenvolvedores criem apps para impressoras

Por Redação | 12 de Março de 2015 às 13h07

As impressoras podem até estar sumindo das casas dos usuários finais, que começam a preferir soluções mais portáteis como notebooks e aderem à era digital, mas elas ainda são extremamente necessárias para as corporações. E é justamente nesse público que a Samsung está focando com sua nova linha de equipamentos, que rodam o sistema operacional Android e, agora, terão kit de desenvolvimento aberto para desenvolvedores parceiros.

Em um novo anúncio, a fabricante disse que está liberando o SDK Smart UX para todos aqueles que se interessarem em criar novos usos para as impressoras das linhas MultiXpress e ProXPress. As multifuncionais estão disponíveis no mercado internacional e também rodam o sistema operacional do Google, o que permite, por exemplo, que elas sejam controladas por smartphones ou tablets – o primeiro modelo até acompanha um dispositivo do tipo, com tela de 10,1 polegadas.

A ideia é que companhias de setores específicos criem apps ligados a seus campos de atuação, de forma a facilitar o trabalho e a utilização das impressoras. Mas a verdade é que o céu é o limite, e a liberação dos kits de desenvolvimento abre o caminho para um ecossistema que muita gente nem mesmo tinha imaginado.

Os kits de desenvolvimento abrem as portas não apenas para as funções de impressão dos produtos, mas também do scanner, configurações e gerenciamento de recursos. Além disso, é possível ativar também o acesso a recursos externos e conectar a impressora a sites, serviços de armazenamento e outras plataformas online.

Como exemplo, a Samsung citou a Hancom, uma companhia coreana do ramo, justamente, da produção de software. Ela criou o Hancom Office, um app que, inclusive, está disponível para todos por meio da Google Play Store e permite que os usuários visualizem e editem documentos dos mais diversos formatos na própria impressora, evitando erros e minimizando o gasto de papel e tinta com problemas desse tipo.

Além disso, a própria Samsung também já tem alguns softwares próprios, como programas para integração com serviços de armazenamento na nuvem como o Dropbox e o Google Drive. E agora, espera que a mesma iniciativa surja a partir de outras empresas que, se possível, também podem publicar suas criações para o mundo, tornando o ambiente dos produtos muito mais rico – e, claro, ampliando as vendas com as novas funções.

Os SDKs foram disponibilizados para download nesta quinta-feira (12), e são gratuitos para todos. Além do kit em si, a Samsung também disponibilizou guias de programação para facilitar a vida de quem não tem muita intimidade com esse tipo de dispositivo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.