Samsung pode estar prestes a adquirir a AMD

Por Redação | 27.03.2015 às 16:00

O processador é um dos componentes mais importantes de praticamente todo dispositivo eletrônico, em especial computadores, tablets e smartphones. Devido à importância deste componente, diversas empresas se interessam por este mercado e tentam criar suas próprias soluções. Aconteceu com a Samsung, que apostou na linha Exynos para equipar seus novos Galaxy S6 e S6 Edge. Agora, a sul-coreana parece estar interessada em comprar a fabricante norte-americana AMD principalmente por causa da sua divisão de processadores. Segundo uma publicação sul-coreana, a fabricante de smartphones tem interesse em brigar de igual com as gigantes do segmento, Intel e Qualcomm.

Embora a ideia de que a AMD possa ser adquirida por qualquer empresa seja razoável, a Samsung seria uma grande candidata, visto que a empresa utiliza processadores de terceiros em seus produtos. Uma aquisição neste nível poderia dar a fabricante asiática mais autonomia em seus produtos.

De acordo com os rumores, a asiática passaria a obter direitos sobre as patentes da AMD, incluindo os processadores de 32 e 64 bits - isso sem envolver todo a grande experiência da companhia americana em placas gráficas. Por outro lado, a AMD teria como vantagem o acesso à produção de componentes com arquitetura de 14 nanômetros - tecnologia que a Samsung domina. Além disso, a fabricante de processadores poderia contar com fortes investimentos oriundos da Samsung.

Parece que, caso o acordo seja realizado, ambas as empresas seriam beneficiadas, numa negociação em que todo mundo ganharia algo. A Samsung provavelmente tem uma quantia enorme de dinheiro disponível para investir em pesquisa e desenvolvimento dentro da AMD, o que acabaria ajudando a impulsionar a companhia americana no mercado, além de desenvolver novas tecnologias que a Samsung também poderia utilizar. Além disso, diz-se que a sul-coreana permitiria que a AMD continuasse a operar de maneira independente, alimentando-a com investimentos e conseguindo bons componentes para inserir em seus produtos.

A AMD é conhecida no mercado por ser concorrente direta da Intel, apesar de compor uma pequena parcela do mercado de processadores. Seu produto mais famoso foi o processador Athlon, lançado na década de 1990 e que foi amplamente utilizado em computadores pessoais. A partir de então, a empresa lançou diversos outros modelos de processadores como o Duron, Sempron, Athlon 64 (arquitetura 64 bits), Opteron, entre outros, mas nenhum alcançou tanto sucesso quanto o Athlon. Alguns dos circuitos produzidos pela AMD são encontrados em produtos da Apple como o Mac Mini.

Esta não é a primeira vez que surgem especulações sobre a compra da AMD, o que pode sugerir que as conversas sobre a aquisição já ocorrem há algum tempo. Nenhuma das empresas se pronunciou sobre os rumores envolvendo uma possível negociação.

Com informações do Slash Gear e Hankooki

Fonte: http://www.slashgear.com/samsung-may-acquire-amd-26375503/http://www.tecmundo.com.br/rumor/77175-samsung-tem-interesse-comprar-amd.htm