Publicidade

Samsung pode atrasar lançamento do sistema operacional Tizen

Por| 21 de Janeiro de 2014 às 18h45

Link copiado!

Samsung pode atrasar lançamento do sistema operacional Tizen
Samsung pode atrasar lançamento do sistema operacional Tizen
Tudo sobre Samsung

De acordo com informações do Wall Street Journal, a Samsung não deve seguir adiante com o Tizen, sistema operacional criado pela sul-coreana em parceria com a Intel. Uma fonte, que preferiu não se revelar, disse à publicação que o software foi descartado porque a companhia reconheceu que seria difícil competir com os sistemas já disponíveis no mercado, como o Android, iOS e Windows Phone.

A Samsung havia fechado uma parceria com a operadora japonesa NTT DoCoMo para lançar os primeiros aparelhos equipados com Tizen em março deste ano. Contudo, a operadora decidiu cancelar o lançamento sob a afirmação de que não há espaço para um terceiro sistema operacional direcionado aos dispositivos móveis. A estratégia da fabricante sul-coreana era disponibilizar o Tizen inicialmente na Europa e na Ásia.

O mercado japonês é fortemente dominado pelo iOS, da Apple, e o Android, do Google. Mesmo sendo muito populares, os softwares não conseguem aumentar as vendas de smartphones no país – no terceiro trimestre de 2013, a indústria de celulares inteligentes cresce apenas 2,2% em relação ao mesmo período em 2012.

No entanto, vale lembrar que o Tizen não foi cancelado. O sistema deve ser apresentado oficialmente na Mobile World Congress, feira de tecnologia que acontece em Barcelona, na Espanha, entre os dias 24 e 27 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Sobre o sistema

O Tizen é a aposta da Samsung para criar um sistema móvel próprio se afastar do Android, o software presente em quase todos os dispositivos lançados pela companhia (salvas raras exeções com o Windows Phone, da Microsoft). Além da Intel, a plataforma tem o apoio da Fujitsu, Huawei e das operadoras Vodafone, Sprint e SK Telecom, o que poderia levar os smartphones com o novo sistema para outros continentes.

Alguns vídeos vazados na internet mostram o que pode ser a interface do Tizen. Se for verdade, ele deve adotar características do TouchWiz, sistema que a sul-coreana utiliza em seus aparelhos. O software ainda possui poucos aplicativos, mas deve ser 100% compatível com todo o catálogo de apps da Google Play, a loja do Android.

Outra grande promessa é que todos os aparelhos lançados com o Tizen OS terão atualizações rápidas, independente do fabricante. Essa é uma das principais reclamações dos usuário do Android, que geralmente ficam presos a versões antigas e precisam comprar um novo dispositivo para se atualizar.

Continua após a publicidade

Além do smartphone, a Samsung também planeja lançar Smart TVs com o novo sistema operacional em breve. O objetivo da empresa é criar uma plataforma ampla que possa competir com o Android pela atenção dos consumidores e desenvolvedores.

Assista abaixo a uma demonstração do Tizen rodando em um tablet: