Samsung pode adiantar lançamento do Galaxy S5 na Coreia

Por Redação | 25 de Março de 2014 às 14h28

Em 150 países, incluindo o Brasil, o Samsung Galaxy S5 está marcado para chegar no dia 11 de abril. Na Coreia do Sul, porém, o smartphone pode acabar sendo disponibilizado nas lojas antes disso, já que a fabricante estaria planejando uma antecipação no lançamento para lidar com um bloqueio às operadoras de telecomunicações do país, que terá duração de mais de duas semanas e está marcado para começar no dia 5 de abril.

A decisão do governo tem a ver com subsídios ilegais com relação à compra de aparelhos e puniu as três maiores empresas do país com um banimento na venda de celulares. Sendo assim, entre os dias 5 e 27 de abril, apenas a menor telecom da Coreia, a LG U+, teria permissão para comercializar o Samsung Galaxy S5. E isso, para a fabricante, significaria um dano irreparável à estratégia de vendas do smartphone.

Para contornar isso, a Samsung estaria estudando um adiantamento na chegada do celular à Coreia, que poderia acontecer já nesta quinta-feira (27). As fontes não identificadas foram ouvidas pelo jornal Korea Herald e afirmam que essa mudança poderia também trazer o aparelho antecipadamente para outros países ao redor do mundo, mas não entraram em detalhes sobre quais nações seriam comtempladas.

A mudança, porém, poderia ser problemática. O Galaxy S5 está cercado de rumores sobre problemas em seu processo de fabricação, principalmente em relação às câmeras e sensores fotográficos, e um lançamento antecipado poderia acabar gerando uma ausência de celulares nas prateleiras, um fator de frustração para clientes que poderiam acabar investindo seu dinheiro em smartphones da concorrência.

Parece pouco provável que a Samsung vá liberar seu maior lançamento do ano assim, em dois dias e com nenhum anúncio preliminar. Por enquanto, a empresa não falou nada sobre o assunto e nem mesmo se pronunciou sobre o bloqueio governamental às operadoras coreanas.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.