Samsung pode abandonar sistema Touchwiz

Por Redação | 30 de Janeiro de 2015 às 12h22

A interface de usuário Touchwiz, da Samsung, divide opiniões. Há quem diga que ela é ótima para utilização dos celulares da marca, enquanto outros a criticam como um dos grandes pontos negativos dos aparelhos de topo de linha da marca, por adicionar um aspecto mais pesado ao Android. Mas, seguindo um movimento em busca de um sistema operacional “mais puro” – e também as indicações do Google e as tendências de mercado – a empresa coreana pode abandonar a plataforma no futuro próximo.

As informações são do site SamMobile e teriam sido ouvidas de fontes ligadas ao time de desenvolvimento da Samsung. De acordo com os relatos, a empresa estaria trabalhando com uma equipe de designers e engenheiros em um projeto interno para reduzir ao máximo a influência do Touchwiz sobre o Android. Esse seria o tal Project Zero revelado por rumores há algum tempo, uma equipe dedicada a projetos especiais para os smartphones da marca.

A ideia, na verdade, não seria acabar com a interface, e sim, “remover a gordura”. Os aplicativos proprietários, por exemplo, poderiam deixar de ser parte integrante do sistema e ficarem disponíveis para download pela loja Google Play, enquanto outros recursos que rodam em segundo plano passariam a funcionar por meio do próprio Android, e não do sistema proprietário. O resultado, espera-se, é uma melhoria na funcionalidade e rapidez dos equipamentos, mesmo em dispositivos com hardware um pouco mais modesto.

Outro ponto que estaria sendo pensado seria a descontinuação de apps “redundantes”, que já possuem soluções mais populares – e na maioria das vezes, melhores – fornecidas pelo próprio Google. Aqui, iriam para o lixo soluções como o S Translator ou os sistemas voltados para controle de voz ou interface com tecnologias vestíveis de fitness, já que a gigante das buscas possui soluções próprias e muito mais integradas ao Android para estes mesmos fins.

O objetivo, aqui, seria ganhar ainda mais terreno. No último trimestre de 2014, a Samsung parece ter permanecido como a maior vendedora de celulares do mundo, mas a Apple e seus novos iPhones se aproximam cada vez mais. Enquanto isso, muita gente começa a olhar com bons olhos para os aparelhos da linha Nexus, que trazem o Android puro, como uma alternativa ao dispositivos da linha Galaxy S, por exemplo. E é essa ideia que a marca deseja mudar.

A mudança, se confirmada, marca uma movimentação completa para a Samsung. Tradicionalmente no topo da lista, a empresa viu suas ofertas recentes – mais precisamente, o Galaxy S5 – tendo problemas nas prateleiras devido às similaridades com o modelo anterior. Por isso mesmo, a empresa coreana estaria trabalhando em um redesign completo do dispositivo, e o “fim” da Touchwiz seria mais uma forma de entregar isso aos usuários. A transformação, então, se daria não apenas no hardware, mas também no software.

Por enquanto, porém, nada confirmado. A expectativa é que a Samsung anuncie seu primeiro celular de topo de linha para 2015, o Galaxy S6, em março. Então, começaremos a saber se todos os rumores que se acumulam sobre a empresa realmente são legítimos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.