Samsung nega uso de mão de obra infantil em suas fábricas

Por Redação | 26 de Novembro de 2012 às 17h59

A Samsung divulgou nesta segunda-feira (26) o relatório das audições realizadas nas fábricas de 105 fornecedores exclusivos de componentes e afirmou ter encontrado algumas práticas inadequadas nas plantas, mas não encontrou indícios de trabalho infantil.

Em agosto, a empresa sul-coreana foi acusada de empregar crianças em sua linha de produção e de obrigar seus funcionários a trabalhar por longas jornadas pela organização China Labor Watch. Os auditores da própria Samsung confirmaram as péssimas condições de trabalho, mas não encontraram nenhum menor de idade atuando na produção de componentes para seus aparelhos.

A empresa não revelou com muitos detalhes os problemas encontrados nas condições de trabalho de suas fornecedoras e apenas mencionou as jornadas de trabalho excessivas, problemas de contratos e funcionários sendo multados por atrasos e ausências. No entanto, a lista de compromissos da empresa para as melhorias do trabalho fornecem algumas dicas sobre os problemas encontrados:

  • discriminações na contratação de funcionários vão continuar "a ser proibidas";
  • o sistema de multas foi abolido;
  • equipamentos de segurança e treinamentos devem ser fornecidos a todos os funcionários;
  • kits de primeiros socorros devem ser instalados nos dormitórios e fábricas;
  • "o treinamento adicional sobre assédio sexual e abuso físico e verbal para gestores também é recomendado

Além disso, a Samsung afirmou que irá criar a 'longo prazo' um documento para acabar com os problemas com horas extras, determinando que funcionários temporários não trabalhem mais do que 30% além dos funcionários contratados.

O relatório da empresa ainda deverá ganhar mais algumas páginas com os resultados das auditorias que serão realizadas até o final de 2012 nas fornecedoras da Samsung que também produzem para outras empresas.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.