Samsung lança plataforma flexível para dispositivos vestíveis

Por Redação | 29.05.2014 às 09:53

Nesta quarta-feira (28) a Samsung realizou um evento um tanto quanto misterioso e revelou ao mundo um novo produto: o SIMBAND.

Segundo informações do Engadget, o SIMBAND é uma plataforma aberta e modular para a instalação de sensores para monitoramento da saúde que a empresa espera inspirar uma nova geração de dispositivos vestíveis para exercícios físicos.

O dispositivo é multimodal e flexível em todos os aspectos. Sensores elétricos, ópticos e físicos podem ser instalados de diversas maneiras para a adição de novas funcionalidades. O dispositivo na foto abaixo, por exemplo, possui vários sensores, incluindo um óptico que detecta a variação da absorção da luz na pele do usuário e que consegue medir a frequência cardíaca do usuário. Outro sensor presente no dispositivo é um "mini ECG", que quando tocado fecha o circuito elétrico e da para medir a condutividade elétrica do corpo.

SIMBAND

Obviamente o SIMBAD também tem um consumo muito baixo de energia. Sua bateria é diminuta e mede a metade do tamanho de um cartão microSD. Mesmo assim, o pequeno dispositivo possui um processador ARM A7 dual-core de 1 GHz e conectividade Wi-Fi e Bluetooth.

SIMBAND 2

A plataforma será aberta e a empresa quer que desenvolvedores criem aplicativos para explorar suas funcionalidades. A expectativa é que uma SDK seja lançada nos próximos meses. Através de diversas APIs, a idéia da Samsung é integrar a plataforma com a SAMI (Arquitetura Multimodal de Interação da Samsung, da sigla em inglês), que é uma iniciativa de coleta de dados entre vários dispositivos para integrá-los de maneira a serem utilizados por smartphones e smartwatches em aplicativos como o S Health.