Samsung já riu e ridicularizou Android antes de ser comprado pelo Google

Por Redação | 17 de Fevereiro de 2014 às 14h46

Talvez você não saiba, mas o Android nasceu como um projeto criado por Andy Rubin, sem nenhuma associação com o Google. De 2003, ano do início do projeto, até 2005, o Android permaneceu incubado, sendo fermentado pela ambiciosa ideia de Rubin de unificar os telefones celulares em volta de um único sistema operacional.

Embora as coisas estivessem indo bem, o projeto precisava de dinheiro para continuar de pé. E, ao contrário do que você imagina, Rubin não foi até Mountain View oferecê-lo ao Google, mas sim à Coreia do Sul visitar a Samsung. À época, a equipe do Android era composta por 8 pessoas e todas foram até Seul demonstrar o sistema e convencer a fabricante de celulares a adquirí-lo. Mas as coisas não saíram tão bem quanto o esperado.

De acordo com o Phone Arena, Rubin foi rodeado por 20 executivos da Samsung que, ao invés de o questionarem sobre a ideia, permaneceram em silêncio durante e depois da apresentação. Quando este silêncio finalmente foi quebrado, o que se ouviu foi o desdém de um dos executivos e risadinhas nervosas de outros.

"'Você e que exército estão dispostos a criar isso aí? Você só tem seis pessoas com você. Você está drogado?', foi o que eles me disseram. Eles riram da minha cara e me ridicularizaram. Isso foi duas semanas antes do Google comprar nossa ideia", contou Rubin ao autor de "Dogfight: How Apple and Google Went to War and Started a Revolution", inédito no Brasil.

Após o decepcionante encontro com a Samsung, Rubin voltou aos EUA e se encontrou com Larry Page. Contrastando com o ocorrido duas semanas antes, Page não só se encarregou de arrecadar dinheiro para o projeto de Rubin, como também disse que o compraria e o traria para o Google. De lá para cá todo mundo sabe o que aconteceu, o Android se tornou o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo e hoje a Samsung o cobiça, tentando modificá-lo profundamente para atender a suas necessidades.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.