Samsung inicia produção em massa de chips que permitirão mais RAM em smartphones

Por Redação | 24 de Dezembro de 2014 às 14h16

A Samsung anunciou nesta semana o início da produção em massa de chips de memória LPDDR4 de 8 GB, a partir de tecnologia de 20 nanômetros, o que permitirá à gigante sul-coreana criar módulos de memória de 4 GB DRAM para seus dispositivos móveis. A novidade foi noticiada em seu blog oficial.

"Ao iniciar a produção de 20 nanômetros de 8 GB LPDDR4, o que é ainda mais rápido que a DRAM para PCs e servidores e consome muito menos energia, estamos contribuindo com o lançamento da ultra HD (4K) para dispositivos móveis topo de linha com grandes telas", disse Joo Sun Choi, vice-presidente do setor de vendas de memórias e marketing da Samsung. "Com este grande avanço, continuaremos a colaborar junto aos fabricantes globais de dispositivos móveis para otimizar soluções de DRAM, tornando-as adequadas para os sistemas operacionais de próxima geração de ambiente móvel", complementou.

SAMSUNG 4GB DRAM

Os novos chips deverão oferecer o dobro da performance em relação aos anteriores, de 4 GB LPDDR3, sem aumento de espaço físico. Além disso, a expectativa é que consumam 40% menos energia, devido ao fato de operarem em baixa voltagem e com rápido processamento.

As velocidades de leitura e gravação deverão chegar a 3200 Mbps, duas vezes mais rápido que as memórias DDR3 DRAM utilizadas em PCs. Desta forma, a novidade poderá suportar registro, reprodução e disparo de imagens ultra HD superiores a 20 MP.

É bem possível que esses novos chips já estejam presentes nos próximos dispositivos móveis de alto desempenho da Samsung, como os vindouros Galaxy S6 e Galaxy Note 5. Mais informações a respeito também devem ser apresentadas na feira Consumer Electronics Show (CES) 2015, que acontece no início de janeiro, em Las Vegas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.