Samsung indica que fabricará a próxima geração de processadores da Apple

Por Redação | 02.10.2014 às 12:43 - atualizado em 02.10.2014 às 16:33

Tradicionalmente, a Samsung era a fabricante dos processadores da série A da Apple, presente nos iPhones e iPads. Porém, dados os últimos entraves entre as empresas na justiça, a Apple tem se distanciado da Coreana e tentado reduzir a dependência da rival.

Há algum tempo publicamos que os processadores A8, presentes no iPhone 6, já não seriam mais produzidos pela Samsung, e sim por uma fábrica Taiwanesa chamada TSMC, e ainda, circulavam rumores de que a Samsung ficaria mesmo de fora da produção futura dos processadores para a Apple.

No entanto, parece que a Apple pode voltar aos braços da Samsung. Isso porque, talvez sem querer, o presidente da Samsung Semiconductors, divisão da coreana responsável por fabricar os chips, tocou no assunto durante um evento para a imprensa.

Kim Kinam

Kim Ki-nam, ao discutir sobre os lucros da empresa, afirmou que acredita que estes aumentarão depois que a companhia começar a fornecer processadores para a Apple, fabricados com as últimas tecnologias.

Pode parecer um pouco irônico que a Samsung forneça componentes eletrônicos para sua maior rival, e que essa maior rival compre algo da concorrente, mas é o mundo dos negócios. Segundo reportes, a Samsung começará a produzir processadores utilizando um novo processo de 14nm, tecnologia essa que outras empresas do ramo não possuem, e de que a Apple precisa. Processadores fabricados com essa tecnologia consomem 35% menos energia, possuem um poder de processamento 20% maior e ocupam 15% menos espaço do que os chips fabricados utilizando o processo de 20 nm, da TSMC e outros fabricantes.

Agora, devemos esperar até a chegada da próxima geração de iPhones para saber de onde virão os processadores.