Samsung faz testes com nova tecnologia de carregamento sem fio à distância

Por Redação | 23 de Outubro de 2013 às 09h15

Os aparelhos mais recentes da Samsung talvez não impressionem no quesito inovação. Afinal, é normal que os tablets e smartphones adequem ferramentas mais comuns no dia a dia do usuário, como aplicativos, tecnologia NFC, resistência a água e poeira, e por aí vai. Contudo, a fabricante pode apostar em um novo conceito de baterias para seus futuros lançamentos.

De acordo com o SamMobile, a imprensa sul-coreana afirma que a Samsung está fazendo testes em dispositivos equipados com carregamento wireless à distância. Os aparelhos teriam um sistema inteligente de ressonância magnética que permite usar o gadget normalmente enquanto sua bateria se recarrega sozinha.

Carregamento de bateria sem precisar de fios é uma tecnologia recente e pouco conhecida no mercado, mas já existem produtos que possibilitam utilizar essa função. O que vai diferenciar a Samsung de outras empresas, como LG e Nokia, é que os smartphones e tablets da sul-coreana não vão precisar de nenhum tipo de periférico para serem carregados sem estarem ligados na tomada.

No caso, o usuário poderá mexer no dispositivo com as mãos ou sobre qualquer superfície, como madeira ou plástico. Ao chegar em casa, por exemplo, o celular começa a recarregar automaticamente sem precisar ser conectado em uma fonte de energia, permitindo acessar serviços, aplicativos e realizar chamadas.

A ressonância magnética é uma tecnologia que cria um campo magnético que interage com outros componentes do aparelho. A partir dessa interação, o eletrônico pode, entre outras funções, gerar energia sem conexão direta ou próxima a uma base ou suporte.

Segundo jornais da Coreia do Sul, o primeiro aparelho a receber a novidade será a nova geração do Galaxy Note, o Galaxy Note 4. Outros rumores apontam que o Galaxy S5 também terá a opção de carregamento sem fio. O lançamento dos dois produtos deve ocorrer até a metade de 2014.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.