Samsung estima lucro recorde de US$ 9,4 bilhões no trimestre

Por Redação | 04.10.2013 às 11:54

Enquanto Nokia e BlackBerry são vendidas e a HTC vem registrando seu pior momento na história, a Samsung segue na outra ponta com vendas e lucros recordes. A empresa coreana deve registrar seu maior lucro da história neste trimestre.

Segundo estimativa da própria empresa, sua receita e lucro tiveram uma alta considerável. As vendas aumentaram 13% e geraram receita de 59 trilhões de won (cerca de 53,9 bilhões de dólares). O lucro operacional aumentou 25,3% chegando a 10,1 trilhões de won (cerca de 9,4 bilhões de dólares).

Esses números são estimativas prévias da Samsung e podem sofrer pequenas alterações até o balanço final ser divulgado. Contudo, ele representa um aumento de quase 1 bilhão de dólares em comparação com o trimestre anterior e de 2 bilhões em relação ao mesmo período do ano passado.

Por enquanto, a Samsung não revelou número de vendas de seus smartphones ou tablets, algo que deve ocorrer com os resultados finais. É fácil prever, no entanto, que o lucro recorde deve-se principalmente à divisão mobile da empresa, com seus novos lançamentos de smartphones e tablets Android.

Durante o trimestre, a Samsung foi responsável por 33% das vendas de smartphones do mundo todo, contra 13,6% da rival Apple. No mercado de tablets a empresa também está se aproximando da rival, com 13,6% do marketshare, contra 32% dos iPads, antes líderes absolutos do mercado.

Surpreendentemente, no entanto, o aumento no lucro deveu-se em boa parte ao aumento de vendas de smartphones mais simples em mercados emergentes, enquanto os tops de linha registraram quedas nas vendas. O Galaxy S4, por exemplo, caiu 18% nas vendas, tendo vendido 18 milhões de unidades no trimestre, segundo estimativas de analistas.