Samsung é multada em US$ 2,3 milhões pelos Estados Unidos

Por Redação | 20 de Agosto de 2014 às 16h01

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) multou a Samsung em US$ 2,3 milhões devido a um processo por ter enganado o país sobre o local onde seus produtos estavam sendo fabricados, violando assim acordos comerciais pré-estabelecidos, de acordo com informações do jornal americano Washington Post.

Acreditando que os produtos da empresa coreana estivessem sidos fabricados na Coreia do Sul e no México, as agências federais do país adquiriram produtos de revendedores Samsung. As informações contraditórias ferem as regras de contratação do governo norte-americano, que restringe a compra de produtos nas agências federais apenas para os que são feitos no próprio país ou em países com os quais os Estados Unidos possuem um acordo comercial.

A Samsung havia afirmado que os produtos se enquadravam corretamente nas exigências do governo e assinou o acordo para a venda de produtos. No entanto, o governo americano descobriu posteriormente que os produtos da Samsung eram na verdade fabricados na China, país onde os americanos não possuem acordo de livre comércio.

Robert Simmons, ex-funcionário da Samsung, foi quem originalmente abriu o processo contra a empresa, baseado na lei americana que permite que indivíduos entrem com ações judiciais em nome do governo, chamada de False Claims Act. Após o julgamento, Simmons terá o direito de receber uma parcela da indenização, ainda que os valores não estejam definidos, de acordo com o Departamento de Justiça.

Fonte: http://convergecom.com.br/tiinside/20/08/2014/samsung-e-multada-em-us-23-milhoes-por-violar-acordos-comerciais-com-os-eua/#.U_TqX1ZBmIw

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.