Samsung deve focar em smartphones baratos para recuperar números

Por Redação | 30 de Outubro de 2014 às 12h52
TUDO SOBRE

Samsung

Uma decisão que parece estar indo na contramão do mercado foi anunciada pela Samsung como a primeira resposta aos resultados financeiros abaixo do esperado registrados no terceiro trimestre de 2014. Diante de uma queda de 50% em seus lucros, a fabricante coreana afirmou que pretende focar ainda mais nos smartphones de baixo custo daqui em diante, principalmente em mercados asiáticos.

As palavras são de Kim Hyun-joon, diretor do setor mobile da companhia. Para ele, a concorrência com empresas chinesas que já são capazes de construir celulares de baixíssimo preço foi um dos principais fatores para minar os resultados da Samsung. Agora, é hora de investir como nunca nesse setor e, mais do que isso, diferenciá-lo de forma mais clara dos aparelhos de alto valor e com funcionalidades avançadas.

Em um ano, a fabricante viu seu market share cair de 32,5% para 23,8%, diante justamente destas empresas chinesas. A concorrência com LG, Apple e outras companhias também foi citada como um fator, mas o grande susto mesmo veio com a aparição da asiática Xiaomi no terceiro lugar do território, atrás apenas da Apple.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No período, a Samsung teve um lucro de ₩ 4,2 trilhões, um valor equivalente a US$ 4 bilhões. O valor é bem menor que os ₩ 8,2 trilhões registrados entre julho e setembro de 2013. O faturamento total foi de ₩ 47,4 trilhões, um valor também em baixa que equivale a cerca de US$ 45,2 bilhões. 201 milhões de smartphones e 10 milhões de tablets foram vendidos no período.

Problemas no futuro?

Analistas citados pela PC World citam também o acúmulo de unidades dos aparelhos da linha Galaxy em lojas ao redor do mundo. De acordo com dados não-oficiais, mais de 40 milhões de dispositivos do tipo teriam sido enviados para lojas de todo o mundo e ainda não vendidos, um total que indica a forte concorrência, mas mais do que isso, um interesse crescente dos consumidores por dispositivos de outras marcas.

Levando em conta a perspectiva iminente de saturação no mercado mobile, a iniciativa da Samsung de focar nos segmentos onde ela realmente faz sucesso é positiva. Ainda assim, a companhia vai precisar ter flexibilidade para se adequar à direção em que sopra o vento e colocar no mercado, rapidamente, celulares com as funções mais pedidas por seus potenciais clientes.

É justamente aqui que entra um trabalho mais apurado para reduzir o custo de smartphones de entrada e um foco em telas curvas e de alta definição para os aparelhos de alto padrão. É isso que explica, também, o lançamento de versões customizadas de alguns de seus principais modelos, como a Developer Edition do Samsung Galaxy S5.

Por outro lado, boas notícias foram registradas pelo setor de semicondutores da companhia, que viu suas vendas de chips crescerem 24% no terceiro trimestre de 2014. Foram ₩ 7,9 trilhões acumulados, cerca de US$ 7,5 bilhões. É justamente pensando nisso que a Samsung já anunciou um investimento de US$ 15 bilhões na construção de uma nova fábrica de componentes na cidade de Pyeongtaek, ao sul da capital Seul.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.