Samsung cria centro de pesquisas focado em drones, robótica, e realidade virtual

Por Redação | 10.02.2015 às 15:38
photo_camera Divulgação

A Samsung criou um novo laboratório de pesquisas focado em drones, robótica, impressão 3D e realidade virtual. O grupo de pesquisas fará parte da divisão móvel da Samsung, mas deve operar de forma independente, baseado no trabalho da empresa com robôs-aspiradores de pó, óculos de realidade aumentada e outros conceitos futuristas.

Um porta-voz da sul-coreana disse ao Korea Times que, dada a importância da equipe, "os membros terão mais autoridade e independência, pois o principal objetivo da equipe não é desenvolver dispositivos individuais para resultados iminentes, mas sim criar soluções que a Samsung seja capaz de fabricar". Ele completou dizendo que "a equipe irá explorar as maneiras como as tecnologias podem ajudar a vida diária das pessoas para um futuro melhor".

A novidade faz parte do plano de BK Yoon, presidente executivo da Samsung Electronics, para finalmente fazer com que a Internet das Coisas deixe de ser apenas um chavão repetido por anos e se torne uma realidade. Yoon prometeu US$ 100 milhões de financiamento para desenvolvedores de projetos relacionados ao assunto, e disse ainda que 100% dos produtos da Samsung estarão conectados à Internet das Coisas dentro de cinco anos.

Para a Samsung, a chave do seu sucesso está no fato de a empresa lançar produtos high tech com preços competitivos. Ainda segundo a companhia, é preciso explorar constantemente novas maneiras de atender as necessidades das pessoas por meio de inovações tecnológicas.

Fato é que a Samsung tem visto a receita da sua divisão móvel cair perante a diminuição nas vendas de dispositivos das linhas Galaxy S e Galaxy Note, enquanto sua rival Apple e as chinesas Xiaomi e Lenovo ganham cada vez mais terreno.

É provável que a empresa enxergue esse novo Centro de Inovação como uma lenha na fogueira para revitalizar suas vendas, e para isso deve aproveitar o amplo conhecimento que possui na fabricação de semicondutores e outros componentes.