Samsung confirma lançamento de smart TVs com o sistema operacional Tizen

Por Redação | 02 de Junho de 2014 às 11h29

A Samsung confirmou os planos que já eram esperados e comentados há algum tempo e vai realmente lançar uma linha de Smart TVs com o Tizen, seu sistema operacional proprietário. Apesar de não ter confirmado uma data de lançamento para os aparelhos, a expectativa é que eles cheguem ao mercado no final do ano. Em julho, no entanto, uma versão Beta do kit de desenvolvimento da plataforma já estará à disposição dos desenvolvedores parceiros.

O objetivo da fabricante é garantir que os televisores já cheguem às lojas com uma série de aplicativos embarcados, mas não apenas isso. A Samsung também quer se certificar que os produtores de software trabalhem bem com algumas das funções específicas do Tizen, como a resposta a comandos de voz e gestos para troca de canais e acesso a outras funções. As informações são do site The Next Web.

A notícia também vem como uma surpresa para quem não botava fé no lançamento efetivo de aparelhos com o Tizen. No ano passado, a Samsung já havia anunciado o cancelamento na chegada de uma série de aparelhos com a plataforma – apesar de informações do Wall Street Journal indicarem que eles ainda chegarão a países como Rússia e Índia –, além de ter preferido usar um sistema operacional baseado em Linux nos smartwatches da linha Gear.

Pode até ser que celulares com o Tizen nunca cheguem ao mercado, mas a Samsung parece efetivamente disposta a colocar o sistema operacional para rodar por aí. Além das funções de reconhecimento de gestos e voz, a plataforma teria possibilidade de integração com smartphones e tecnologias vestíveis da marca, permitindo que eles sejam controlados a partir da televisão.

Detalhes mais precisos sobre o assunto não foram divulgados. Contudo, assim que a Samsung disponibilizar o SDK no seu site dedicado a desenvolvedores, é possível que vejamos o início real do movimento do Tizen nas TVs inteligentes.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.