Samsung aponta para primeira queda no lucro anual desde 2011

Por Redação | 08 de Janeiro de 2015 às 18h31

Como alguns analistas já esperavam, a Samsung Electronics, líder mundial em smartphones, revelou uma queda no seu lucro anual, algo que não acontecia desde 2011. Ainda que a notícia não seja boa para os executivos da companhia, os números do quarto trimestre mostraram que os ganhos podem estar estáveis em curto prazo.

Analistas acreditam que a forte concorrência dos novos iPhones da Apple e o aumento da participação do mercado mundial das empresas chinesas, como a Xiaomi, podem ter ajudado a diminuir a participação de mercado da gigante sul-coreana no quarto trimestre de 2014. Vale lembrar que durante os três primeiros trimestres do ano passado a Samsung perdeu participação, revelando o ano ruim que a empresa atravessou.

Segundo a Reuters, apesar do ano negativo vivido pela empresa, as expectativas são de que o lucro trimestral tenha se estabilizado com as melhorias no negócio móvel, com a demanda por chips de memória e com a aposta em novos smartphones de nível médio e baixo para os mercados emergentes.

O analista Lee Do-hoon, da CIMB, declarou que empresa deve "mostrar uma reviravolta", indicando claramente uma perspectiva positiva para os negócios neste ano, em especial os de fundição e de display.

A companhia informou que o seu lucro operacional do quarto trimestre de 2014 deve provavelmente chegar a 5,2 trilhões de wons (4,74 bilhões de dólares). Se isso realmente se confirmar, a empresa terá superado a projeção dos 44 analistas ouvidos pela Thomson Reuters.

O lucro durante o ano de 2014 deverá ser de 25 trilhões de wons, significando o número mais baixo em três anos. O lucro obtido no terceiro trimestre também foi o desempenho mais fraco da companhia nos últimos três anos. Porém, espera-se que o último trimestre alavanque o lucro da Samsung. Os resultados anuais da empresa serão conhecidos por volta do final deste mês.

Fonte: http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKBN0KH0WF20150108

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.