Samsung anuncia segunda versão de mouse que pode ser controlado pelos olhos

Por Redação | 25 de Novembro de 2014 às 17h53
photo_camera Divulgação

É fato que a tecnologia ajudou não apenas usuários comuns, mas também pessoas com limitações físicas ou mentais. Pensando na acessibilidade e integração desses consumidores, a Samsung anunciou a segunda geração do "mouse ocular" EYECAN+, desenvolvido por um grupo de engenheiros voluntários da empresa na Coreia do Sul.

De acordo com um comunicado oficial divulgado pela fabricante, o acessório é voltado para pessoas com deficiências motoras e que não conseguem realizar tarefas usando um computador, como navegar na internet ou editar e escrever documentos. A diferença é, ao contrário da primeira versão do aparelho, o EYECAN+ dispensa o uso de óculos especiais para realizar os comandos na tela.

O design do gadget, que fica posicionado logo abaixo do monitor no qual o paciente visualiza os conteúdos, lembra o Kinect dos consoles Xbox. Além de permitir mais flexibilidade para que o usuário controle a seta direcional, o produto não exige uma posição corporal específica, já que é calibrado com o olho do próprio usuário. Basta que o utilizador esteja colocado bem diante do acessório, a uma distância entre 60 e 70 centímetros.

Uma vez calibrado, o EYECAN+ exibe uma interface com 18 comandos diferentes. Entre eles, estão os famosos atalhos de copiar e colar, além do controle do zoom e da rolagem da tela. Aqui, o usuário também não encontra dificuldades de manuseio: é só piscar para o sensor e esperar que ele reconheça o comando e execute a tarefa.

Por enquanto, o aparelho não será vendido comercialmente - uma decisão da própria Samsung. Por ter sido desenvolvido por trabalhadores voluntários, a marca produzirá uma quantidade específica que será distribuída para instituições de caridade. Essas entidades também terão acesso à tecnologia do mouse, permitindo que outras empresas desenvolvam sistemas semelhantes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.