Samsung anuncia o Z, primeiro smartphone com o sistema operacional Tizen

Por Redação | 02 de Junho de 2014 às 13h04

Confirmando pequenos rumores que surgiram durante o final de semana, a Samsung anunciou o Z, seu primeiro smartphone a vir embarcado com o sistema operacional Tizen. O lançamento está previsto para acontecer no terceiro trimestre de 2014, mas em mercados selecionados como a Rússia, por exemplo, que servirá de terreno de testes para a chegada do dispositivos a outros territórios. O preço do aparelho ainda não foi revelado.

Os interessados, porém, não precisarão esperar tanto assim para conhecer a novidade, já que o Samsung Z será um dos destaques da Tizen Developer Conference, um evento da empresa dedicado aos desenvolvedores da plataforma. A apresentação acontece nesta terça-feira (03) e todos os detalhes devem estar disponíveis online logo depois.

Samsung Z

Apesar de não ser exatamente um smartphone de topo de linha, o Samsung Z apresenta configurações consideráveis. A tela Super AMOLED é de 4,8 polegadas e o sistema operacional trabalha com um processador Quad-core de 2,3 GHz. O destaque, para a Samsung, é a leveza e elegância do aparelho, aliadas a seu funcionamento rápido e com economia de energia.

Seguindo a linha do Galaxy S5, o Samsung Z também virá com um leitor biométrico, utilizando as impressões digitais dos donos como principal método de verificação de segurança. A empresa ainda não confirmou a presença do PayPal no Tizen, mas já dá para esperar que, pelo menos, o desbloqueio da tela será feito com o toque de um dedo.

O Z chega também com outra inovação introduzida no aparelho topo de linha: o Ultra Power Saving Mode. O recurso permite uma limitação quase completa dos recursos do aparelho, com efeitos visuais e de processamento sendo reduzidos ao máximo para garantir a maior autonomia possível. Apenas algumas funções ficam disponíveis nesse modo, como a troca de mensagens, ligações e o acesso à internet.

Samsung Z

A traseira também lembra bastante a de seu irmão maior, trazendo uma textura diferenciada. O Samsung Z será lançado em duas opções de cores: preta e dourada. A parte frontal, porém, é sempre preta, com os detalhes coloridos aparecendo apenas na traseira.

E para quem se preocupa com a ideia de uso de um sistema operacional proprietário e exclusivo, a Samsung tem algo a dizer. No comunicado oficial, a empresa destaca a versatilidade da plataforma e promete tempos de inicialização mais rápidos que os da concorrência, bem como capacidades completas de multitarefa e gerenciamento de memória que otimizam as tarefas mais requisitadas pelos usuários.

Além disso, a empresa quer incentivar a participação de desenvolvedores. Apesar de não ter revelado exatamente quais são suas ofertas para os produtores de software, a Samsung já mostrou que vai criar um pacote de vantagens especiais com duração de um ano, bem como competições locais de criação de aplicativos e soluções para enriquecer o ecossistema do Tizen.

Configurações completas

Samsung Z
  • Tela: 4,8 polegadas Super AMOLED, com resolução de 1280 x 720 pixels
  • Processador: 2,3 GHz Quad-core, com fabricante não revelado
  • Sistema operacional: Tizen 2.2.1
  • Câmeras: 8 MP traseira, 2,1 MP frontal
  • Memória RAM: 2 GB
  • Memória para armazenamento de arquivos: 16 GB interna, com slot para cartões microSD de até 64 GB
  • Bateria: 2600mAh
  • Dimensões: 13,8 cm x 6,9 cm x 8 cm, 136g
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.