Samsung anuncia nova 'Função Futebol' para sua linha de televisores 2013

Por Rafael Romer | 07.05.2013 às 09:05
photo_camera FIFA

A Samsung apresentou nesta segunda-feira (06) a nova "Função Futebol", que deve integrar todos os modelos de televisores, produtos áudio e vídeo e monitores da linha 2013 da marca no Brasil. Realizada no Museu do Futebol, em Sâo Paulo, a apresentação contou com a participação do ex-goleiro Marcos, do ex-capitão da seleção brasileira Cafú, e do apresentador esportivo Paulo Bonfá.

Segundo a Samsung, o recurso será exclusivo para os produtos dos mercados brasileiro e da América Latina, motivado pelo grande apelo do esporte nestes países e pela proximidade de grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

A tecnologia permite a customização otimizada de imagem e som do televisor para partidas de futebol. Através de um único botão em formato de uma bola de futebol no controle remoto, é possível configurar a TV para destacar as cores do gramado e aumentar o som ambiente da torcida. "Como a gente está em um momento de futebol, ele foi calibrado para futebol realmente, para filmes recomendamos a calibração normal, de acordo com o gosto do consumidor", explica o Gerente de Produtos da Samsung, William Lima.

Clicando no botão novamente, a TV retornará para a última opção customizada de reprodução de imagem. Além de todos os televisores da linha 2013, consumidores que possuem aparelhos das linhas 7000 e 8000, de 2012, também podem ter acesso à função através do Evolution Kit, que atualiza sistemas de TV mais antigas.

Função Futebol Samsung

Marcos, Paulo Bonfá e Cafú participam do evento em São Paulo (foto: Rafael Romer/Canaltech)

Para os televisores da linha Smart TV Samsung, a Função Futebol também inclui opções para controle de reprodução das partidas, como gravação de replays de lances ou jogos inteiros. A função, no entanto, demanda o uso de um HD externo conectado via USB ao televisor. Uma partida de 90 minutos demanda cerca de 8 GB de armazenamento.

Outra função para Smart TVs é a integração nativa com aplicativos sociais como Twitter, Facebook, Google Talk, Tweet Live e Skype, que podem ser acessados em uma "janela" no canto da tela, permitindo comentar o jogo ao vivo com amigos por vídeo ou mensagem ao mesmo tempo que se assiste a partida. A digitação pode ser feita através de acessórios extras, como teclados bluetooth da Samsung, ou através de aplicativos para smartphones e tablets que conectam dispositivos Android com o televisor.

Além de televisores, a Função Futebol também estará disponível nas linhas de mini systems, home theaters e nas linhas de monitores. Para os produtos de áudio, a função pode destacar tanto a voz do narrador, sem comprometer o áudio da partida, quanto o som da torcida, dando mais imersão ao espectador. Já para os monitores-TV, a função pode ser aliada à tecnologia PIP+ (Picture in Picture Plus), que permite dividir a tela e acessar conteúdo de computação ou da Internet e da televisão no mesmo monitor.

Segundo a Samsung, a expectativa de vendas de televisores no Brasil em 2013 é a mesma do ano anterior, de 10 milhões de unidades, mas a marca espera um aumento nas vendas no ano que vem, puxado principalmente pelos dois eventos esportivos.