Samsung anuncia nova 'Função Futebol' para sua linha de televisores 2013

Por Rafael Romer | 07 de Maio de 2013 às 09h05
photo_camera FIFA

A Samsung apresentou nesta segunda-feira (06) a nova "Função Futebol", que deve integrar todos os modelos de televisores, produtos áudio e vídeo e monitores da linha 2013 da marca no Brasil. Realizada no Museu do Futebol, em Sâo Paulo, a apresentação contou com a participação do ex-goleiro Marcos, do ex-capitão da seleção brasileira Cafú, e do apresentador esportivo Paulo Bonfá.

Segundo a Samsung, o recurso será exclusivo para os produtos dos mercados brasileiro e da América Latina, motivado pelo grande apelo do esporte nestes países e pela proximidade de grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

A tecnologia permite a customização otimizada de imagem e som do televisor para partidas de futebol. Através de um único botão em formato de uma bola de futebol no controle remoto, é possível configurar a TV para destacar as cores do gramado e aumentar o som ambiente da torcida. "Como a gente está em um momento de futebol, ele foi calibrado para futebol realmente, para filmes recomendamos a calibração normal, de acordo com o gosto do consumidor", explica o Gerente de Produtos da Samsung, William Lima.

Clicando no botão novamente, a TV retornará para a última opção customizada de reprodução de imagem. Além de todos os televisores da linha 2013, consumidores que possuem aparelhos das linhas 7000 e 8000, de 2012, também podem ter acesso à função através do Evolution Kit, que atualiza sistemas de TV mais antigas.

Função Futebol Samsung

Marcos, Paulo Bonfá e Cafú participam do evento em São Paulo (foto: Rafael Romer/Canaltech)

Para os televisores da linha Smart TV Samsung, a Função Futebol também inclui opções para controle de reprodução das partidas, como gravação de replays de lances ou jogos inteiros. A função, no entanto, demanda o uso de um HD externo conectado via USB ao televisor. Uma partida de 90 minutos demanda cerca de 8 GB de armazenamento.

Outra função para Smart TVs é a integração nativa com aplicativos sociais como Twitter, Facebook, Google Talk, Tweet Live e Skype, que podem ser acessados em uma "janela" no canto da tela, permitindo comentar o jogo ao vivo com amigos por vídeo ou mensagem ao mesmo tempo que se assiste a partida. A digitação pode ser feita através de acessórios extras, como teclados bluetooth da Samsung, ou através de aplicativos para smartphones e tablets que conectam dispositivos Android com o televisor.

Além de televisores, a Função Futebol também estará disponível nas linhas de mini systems, home theaters e nas linhas de monitores. Para os produtos de áudio, a função pode destacar tanto a voz do narrador, sem comprometer o áudio da partida, quanto o som da torcida, dando mais imersão ao espectador. Já para os monitores-TV, a função pode ser aliada à tecnologia PIP+ (Picture in Picture Plus), que permite dividir a tela e acessar conteúdo de computação ou da Internet e da televisão no mesmo monitor.

Segundo a Samsung, a expectativa de vendas de televisores no Brasil em 2013 é a mesma do ano anterior, de 10 milhões de unidades, mas a marca espera um aumento nas vendas no ano que vem, puxado principalmente pelos dois eventos esportivos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.