Samsung anuncia bicicleta inteligente com câmera, Wi-Fi e GPS integrado

Por Redação | 20 de Junho de 2014 às 08h57
photo_camera Divulgação

Você já conhece a Samsung pelos tablets, smartphones e televisores que a empresa fabrica – e mais recentemente pelos relógios inteligentes da linha Galaxy. Mas a gigante sul-coreana não quer ser lembrada apenas pelos dispositivos que equipam sua casa ou o seu bolso, e um novo projeto da companhia está aí para provar que, em breve, ela estará também nas ruas da sua cidade. Trata-se da Samsung Smart Bike, uma bicicleta inteligente que oferece recursos como velocímetro, geolocalização e até câmera.

Obviamente, a bike é integrada aos smartphones da empresa. No que diz respeito à parte física, a "magrela" foi construída em um quadro de alumínio feito em tubos curvilíneos que, segundo a fabricante, neutralizam a vibração de buracos, desníveis e outros elementos de risco no asfalto. Na parte de trás, logo abaixo do banco, uma câmera digital funciona como uma espécie de retrovisor, enviando imagens em tempo real para o celular que fica preso à base do guidão.

Quanto ao software, a smart bike possui em sua parte interna um Arduino, uma bateria e módulos de conexão Wi-Fi e Bluetooth responsáveis pela transmissão de informação do smartphone pareado para o hardware. Através de um aplicativo no próprio celular, o usuário realiza os comandos que ativam a câmera, a rede sem fio e o GPS.

É por esse app que o ciclista também controla um sistema de quatro feixes de laser embutidos no quadro que projetam no asfalto uma trilha para guiá-lo em ambientes com pouca iluminação – o mecanismo possui um sensor que liga as luzes automaticamente toda vez que detectar baixa luminosidade. Além disso, a função de GPS identifica as rotas mais utilizadas pelo ciclista e informa autoridades municipais sobre o tráfego de bicicletas nessas regiões, sugerindo a criação de ciclovias.

O primeiro prótipo foi exibido no último dia 12 de junho durante a Semana de Design de Milão, na Itália, e ainda não há previsão de lançamento no mercado ou preço definidos. O projeto foi criado pela Samsung Maestro Academy, programa que incentiva artistas a criarem designs diferentes usando a tecnologia da fabricante, em parceria com o designer italiano Giovanni Pelizzoli.

Assista abaixo ao vídeo de apresentação da Samsung Smart Bike:

Leia também:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.