Samsung afirma que começará a vender smartphones com Tizen em 2013

Por Redação | 04 de Janeiro de 2013 às 10h30
photo_camera Phandroid

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (3) que começará a vender os primeiros modelos de smartphones equipados com o sistema operacional Tizen em 2013. A empresa não revelou detalhes sobre o hardware, especificações do software e nem o possível valor de mercado dos novos aparelhos.

Executivos da Intel, Samsung, NTT DoCoMo e Vodafone formaram a Tizen Association para apoiar o novo sistema open-source no último ano. Acredita-se que os planos da empresa sul-coreana de lançar dispositivos com a nova plataforma fazem parte dos seus esforços para se tornar independente do Google e do Android, principalmente após a compra da Motorola Mobility pelo Google em maio de 2012 por US$ 12,5 bilhões (R$ 25,6 bilhões).

"O Tizen surgiu no momento em que a Samsung planejava reduzir sua dependência do Google, já que está muito preocupada de que sua liderança no mercado de smartphones possa estar comprometida com o acordo Google-Motorola", afirmou ao Business Week Byun Han Joon, analista da KB Investment & Securities. "E a Intel sempre quis aumentar sua presença no mercado de processadores móveis".

No terceiro trimestre fiscal de 2012, a Samsung distribuiu 56,9 milhões de unidades de smartphones ao redor do mundo, o que lhe garantiu 35% do mercado de smartphones contra os 17% registrados pela Apple, sua principal concorrente. E ainda no último ano, a empresa sul-coreana registrou lucro recorde em três meses seguidos graças às vendas dos dispositivos Galaxy e do seu carro-chefe, o Galaxy S III.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.