Samsung Galaxy S4 será equipado com tecnologia de rastreamento ocular, diz fonte

Por Redação | 05.03.2013 às 11:16

A Samsung irá apresentar a próxima geração do seu smartphone topo de linha, o Galaxy S4, no dia 14 de março em Nova York, Estados Unidos, e os rumores sobre os detalhes técnicos do aparelho não param de surgir. Nesta segunda-feira (4), o jornal The New York Times publicou uma matéria na qual afirma que o dispositivo será equipado com tecnologia de rastreamento ocular, que permitirá o rolamento de páginas apenas acompanhando os movimentos dos olhos do usuário.

Segundo o Extreme Tech, muitos rumores quando do lançamento do Galaxy S III no ano passado também indicavam a presença da tecnologia em seu sistema, mas depois se descobriu que a empresa sul-coreana estava utilizando a câmera frontal do aparelho apenas para detectar o rosto do usuário e fazer o seu reconhecimento facial.

No entanto, a fonte consultada pelo jornal norte-americano, que não quis se identificar, não soube precisar de qual forma a tecnologia será aplicada ao hardware do S4. Normalmente este tipo de tecnologia costuma utilizar câmeras muito apuradas para a captação do movimento dos olhos do usuário. Especula-se que a tecnologia será implantada em algum software que utiliza o reconhecimento de movimentos para operar ou uma câmera frontal capaz de acompanhar os movimentos da cabeça do usuário e, dessa forma, identificar seu olhar.

Recentemente, a Samsung registrou as marcas Eye Scroll e Eye Pause, onde a primeira é descrita como uma aplicação de software que detecta os movimentos oculares e realiza a rolagem de páginas a partir dessa orientação - tudo isso indica que as especulações podem estar corretas. Mas, por enquanto, a companhia tem mantido em sigilo todos os detalhes técnicos do Galaxy S4.