SAP inaugura novas instalações de pesquisa e desenvolvimento no Brasil

Por Redação | 03 de Dezembro de 2013 às 15h09
photo_camera Divulgação

A SAP inaugurou nesta terça-feira (3) uma nova instalação para ampliar as pesquisas de desenvolvimento da companhia no mercado. Localizado no Centro Tecnológico da Unisinos (Universidade Vale do Rio dos Sinos), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o segundo edifício do SAP Labs Latin America tem 9.927 m² e capacidade para 500 estações de trabalho. O prédio teve investimentos de R$ 60 milhões e levou 18 meses para ser construído.

Inicialmente, o local vai receber 190 funcionários que já trabalham na empresa, e deve abrigar 750 profissionais até o final de 2014. O foco das iniciativas de pesquisa e desenvolvimento é atender os parceiros regionais e também desenvolver soluções específicas para clientes locais. Os serviços fornecidos incluem ainda inovações, como soluções de Mobilidade e soluções para análise de grandes volumes de dados com o SAP HANA.

O laboratório da SAP em São Leopoldo é parte de uma rede de 14 laboratórios espalhados em todo o mundo. A unidade em Porto Alegre foi fundada em 2006 e é a primeira que oferece suporte e desenvolvimento da SAP na América Latina. O centro da SAP no Brasil possui mais de 500 funcionários.

"A América Latina é uma região muito importante para o crescimento da SAP, e a expansão de nosso laboratório de desenvolvimento vai fortalecer o apoio dado aos clientes que buscam inovação e gestão eficiente para ganhar competitividade, além de abrir novas oportunidades para talentos locais", afirma o presidente do SAP Labs Latin America, Stefan Wagner.

Além da expansão dos laboratórios, a SAP anunciou que o novo prédio vai abrigar também outras duas iniciativas. A primeira delas é o "Innovation Center", um espaço fundado em fevereiro de 2011 que combina a criatividade e a agilidade das pequenas empresas com o conhecimento oferecido pela SAP. Nesse local, haverá duas grandes áreas: uma é o "Showcase", onde serão apresentados desde protótipos e novos produtos até tecnologias de ponta (como TVs interativas de 80 polegadas). A outra é o "Executive Briefing Center", onde serão feitas apresentações, demonstrações de produtos e reuniões para fechamento de negócios.

Já a segunda inicativa do SAP Labs no Brasil é o "COIL". Trata-se de um conjunto de equipes e instalações globalmente distribuídas que visa facilitar projetos inovadores entre a SAP e seus parceiros, tanto globalmente quanto nas regiões em que a companhia opera diretamente. O COIL iniciou suas atividades no Brasil em outubro de 2010 e, desde então, trabalhou com mais de 50 parceiros do Ecossistema SAP. Essa nova instalação conta com um Datacenter dedicado, criado em parceria com a NetApp.

Aproveitando a inauguração do segundo prédio do SAP Labs Latin America, a companhia lançou a aplicação "Tax Declaration Framework", uma solução completa de gestão tributária que roda na plataforma de computação em memória SAP HANA e que inclui soluções voltadas especificamente para atender as necessidades fiscais das empresas que atuam no mercado brasileiro. A aplicação foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do SAP Labs Latin America e por empresas parceiras.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.