Rumor: Sony pretende turbinar vendas de smartphones com novo aparelho

Por Redação | 31.03.2015 às 12:35

A Sony não apenas está disposta a deixar de lado os rumores de que estaria saindo do segmento de smartphones, como parece bastante disposta a ver o sucesso dessa divisão. Pelo menos, é isso que indicam informações recentes, que sinalizam para a produção de um novo aparelho e uma expectativa de 38 milhões de unidades vendidas no próximo ano fiscal, que começa em 1º de abril e vai até o final de março de 2016.

Esse total, que pode parecer até mesmo um tanto irreal levando em conta os dados mais recentes da companhia, seria alavancado pelo lançamento de um novo produto, que já estaria em produção. O celular, segundo os rumores, teria tela de seis polegadas e representaria um novo modelo de abordagem do público, com foco no mercado de alto nível, ao contrário da estratégia atual da Sony, que normalmente lança aparelhos para portes médio e baixo.

A nova tática segue uma tendência de mercado: aparelhos mais caros e com mais funções podem até vender menos, mas o valor mais alto pago por eles compensa. Enquanto isso, os setores de baixo e médio padrões exigem preços mais modestos, e sendo assim, reduzem a margem de lucro das fabricantes. Por mais que os modelos sejam sucessos absolutos de venda, principalmente em mercados emergentes, eles servem mais para firmar uma marca do que gerar dividendos.

E dinheiro é justamente o que a Sony tem precisado no momento, enquanto vê sua divisão do PlayStation alcançando números cada vez mais altos e contrastando com os outros setores, como os de televisores e câmeras digitais, que apresentam quedas. Foi justamente daí que vieram os rumores de que a empresa japonesa estaria abandonando tais produtos, vendendo as unidades de produção e rompendo acordos com fornecedores, incluindo aqueles vinculados ao mundo dos smartphones.

Oficialmente, porém, muito pouco foi dito. Mas acredita-se que o novo aparelho seria um sucessor do Xperia Z Ultra, que fez bastante sucesso e teve um desempenho visto com bons olhos pela diretoria da companhia. Mas a empresa não falou abertamente sobre o assunto, mantendo-se, por enquanto, com quatro dispositivos de lançamento confirmado em 2015, incluindo um tablet, o Xperia Z4.

Fonte: Digitimes