Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor: Samsung está desenvolvendo sua própria GPU para o Galaxy Note 5

Por| 02 de Dezembro de 2014 às 12h57

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Galaxy Note 5

Parece que a Samsung está deixando a Qualcomm de lado e investindo em sua própria família de chips gráficos para o Galaxy Note 5, cujo lançamento estaria sendo preparado para o final do ano que vem. Pelo menos é isso o que afirma o site G4 Games, que obteve informações junto a fontes ligadas à indústria coreana.

De acordo com os novos rumores, além da já anunciada nova família de processadores da linha Exynos, a fabricante também estaria desenvolvendo suas próprias GPUs, com foco total no próximo modelo da categoria e forte suporte a gráficos e jogos devido à sua tela gigantesca. O novo processador visual teria arquitetura ARM e seria um completo system-on-a-chip, trazendo todos os recursos dentro de um único componente.

O resultado de tudo isso seria o processamento dos elementos visuais de maneira mais dinâmica, rápida e econômica. Em conjunto com os processadores da própria família, inclusive, a Samsung pode melhorar a compatibilidade entre todos os componentes internos do Note 5 e garantir uma performance melhor para o smartphone, que cada vez mais se torna um grande referencial para o mercado mobile.

A notícia pode ser um tanto quanto negativa para a Qualcomm, que atualmente tem seus chips Snapdragon como os principais do mercado quando o assunto é smartphones top de linha. A diferença, porém, é que a empresa controla de perto a fabricação, desenvolvimento e, principalmente, desempenho e funcionamento de seus componentes, o que deixa pouco espaço para que as parceiras trabalhem de forma mais direcionada às suas próprias soluções. Com as novas GPUs, a Samsung mudaria esse jogo.

Continua após a publicidade

Além disso, o desenvolvimento de novos chips gráficos seria benéfico não apenas para o Note 5, mas também para toda a família de smartphones e tablets de alta performance da marca coreana. Levando em conta as recentes decisões de enxugar o portfólio e trabalhar apenas com soluções cujos componentes sejam intercambiáveis, seria bastante estranho criar uma GPU única e exclusiva para um aparelho. Sendo assim, é bastante provável que o novo chip também dê as caras na linha Galaxy S, por exemplo.

Por enquanto, tratam-se apenas de rumores, com nenhuma informação confirmada. Caso se confirme, não deve demorar para que a Samsung faça um anúncio e, inclusive, divulgue benchmarks como forma de posicionar os novos chips como mais um diferencial de sua linha de smartphones.