Rumor: Samsung está desenvolvendo sua própria GPU para o Galaxy Note 5

Por Redação | 02 de Dezembro de 2014 às 12h57
photo_camera Reprodução

Parece que a Samsung está deixando a Qualcomm de lado e investindo em sua própria família de chips gráficos para o Galaxy Note 5, cujo lançamento estaria sendo preparado para o final do ano que vem. Pelo menos é isso o que afirma o site G4 Games, que obteve informações junto a fontes ligadas à indústria coreana.

De acordo com os novos rumores, além da já anunciada nova família de processadores da linha Exynos, a fabricante também estaria desenvolvendo suas próprias GPUs, com foco total no próximo modelo da categoria e forte suporte a gráficos e jogos devido à sua tela gigantesca. O novo processador visual teria arquitetura ARM e seria um completo system-on-a-chip, trazendo todos os recursos dentro de um único componente.

O resultado de tudo isso seria o processamento dos elementos visuais de maneira mais dinâmica, rápida e econômica. Em conjunto com os processadores da própria família, inclusive, a Samsung pode melhorar a compatibilidade entre todos os componentes internos do Note 5 e garantir uma performance melhor para o smartphone, que cada vez mais se torna um grande referencial para o mercado mobile.

A notícia pode ser um tanto quanto negativa para a Qualcomm, que atualmente tem seus chips Snapdragon como os principais do mercado quando o assunto é smartphones top de linha. A diferença, porém, é que a empresa controla de perto a fabricação, desenvolvimento e, principalmente, desempenho e funcionamento de seus componentes, o que deixa pouco espaço para que as parceiras trabalhem de forma mais direcionada às suas próprias soluções. Com as novas GPUs, a Samsung mudaria esse jogo.

Além disso, o desenvolvimento de novos chips gráficos seria benéfico não apenas para o Note 5, mas também para toda a família de smartphones e tablets de alta performance da marca coreana. Levando em conta as recentes decisões de enxugar o portfólio e trabalhar apenas com soluções cujos componentes sejam intercambiáveis, seria bastante estranho criar uma GPU única e exclusiva para um aparelho. Sendo assim, é bastante provável que o novo chip também dê as caras na linha Galaxy S, por exemplo.

Por enquanto, tratam-se apenas de rumores, com nenhuma informação confirmada. Caso se confirme, não deve demorar para que a Samsung faça um anúncio e, inclusive, divulgue benchmarks como forma de posicionar os novos chips como mais um diferencial de sua linha de smartphones.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.