Rumor: Nokia e Meizu podem fazer parceria para produzir novo smartphone

Por Redação | 22 de Janeiro de 2015 às 07h46

A Nokia já foi a maior fabricante de aparelhos celulares do mundo, mas com a ascensão da Apple e Samsung a empresa se viu em uma crise sem fim e acabou vendendo a divisão de smartphones para a Microsoft no ano passado. Com dinheiro no bolso, a finlandesa passou a investir em outros negócios e lançou um tablet com Android, vendido apenas no mercado chinês. Agora, segundo rumores publicados pelo TechWeb, essa investida no mercado mobile pode ganhar ainda mais força.

Segundo o site, a empresa está prestes a fechar uma parceria com a chinesa Meizu para lançar uma nova versão do MX4 no mercado europeu. A aliança seria uma forma da europeia contornar os termos contratuais acordados com a Microsoft, que a impede de vender smartphones por alguns anos. Tendo isso em vista, se aliar à Meizu seria uma boa saída, já que a fabricante tem uma boa presença na China e seus aparelhos MX4 e MX4 Pro possuem hardware e design bem sólidos.

O MX4, por exemplo, tem uma tela de 5,4 polegadas, bordas extremamente finas, processador de 8 núcleos da MediaTek, câmera de 21 megapixels e bateria de 3.100 mAh. Já o MX4 Pro tem tela ligeiramente maior (5,5 polegadas), processador Samsung Exynos 5430 também de 8 núcleos e algumas diferenças no design. Ambos se parecem até demais com o iPhone 6, algo que não seria novo para a Nokia, já que seu tablet parece uma cópia do iPad Mini.

Meizu MX4

Apesar da excelente relação custo x benefício dos seus dispositivos, a empresa teria dificuldades de entrar no mercado europeu, já que seu nome não é conhecido fora da China e do mundo da tecnologia. Com isso, uma parceria com a Nokia parece plausível e, segundo o rumor, o aparelho que serviria de piloto seria o Meizu MX4 Supreme, que terá o mesmo design do MX4, mas com componentes de hardware, software e cores escolhidos pela Nokia.

Como o nome Nokia não pode ser usado, o aparelho carregará a marca Meizu, mas não sabemos como será a questão do marketing na Europa. Embora ainda seja um tanto vago, o rumor surge num momento interessante e mostra que a Nokia está sim mexendo seus pauzinhos nos bastidores para retornar ao mercado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.