Rumor: Apple pode incorporar processador de iPad nos próximos Macs

Por Redação | 15.01.2015 às 09:40

A última vez que a Apple mudou o processador da sua linha de computadores Mac foi em 2006, quando trocou a arquitetura PowerPC para processadores Intel x86. Segundo um relato da KGI Research, a companhia pode estar prestes a trocar a arquitetura dos seus computadores novamente e passar a utilizar os processadores da série A*X, os mesmos presentes nos iPads.

A desconfiança do movimento se deu devido a uma tabela que mostra o número de processadores A9X e A10X encomendados pela Apple. Os chips, que são utilizados nos iPads, estão com uma demanda acima do normal e pode indicar que a Maçã pretende incorporá-los aos Macs.

Processadores A da Apple

A performance dos processadores A9X e A10X é algo entre o Intel Atom e um Core i3, então é seguro afirmar que, se o movimento for confirmado, eles serão utilizados apenas no MacBook Air e iMac de baixo desempenho. As vantagens são obvias, já que processadores utilizados em dispositivos móveis oferecem uma maior eficiência energética, esquentam menos e possibilitam a fabricação de aparelhos mais finos e sem ventiladores. Por outro lado, o desempenho não se equipara a um Intel i5 ou i7, então a nova arquitetura não seria adequada para os Macs de alto padrão utilizados em estúdios e aplicações gráficas.

Segundo o GigaOm, um bom palpite é que a novidade já esteja presente no próximo MacBook Air de 12 polegadas. Alvo de inúmeros boatos e especulações, o novo notebook de Cupertino seria o mais fino de todos e teria suas bordas bem reduzidas. Outro palpite é o tal do iPad Pro, um tablet maior que o iPad Air voltado para os negócios que a Apple supostamente está desenvolvendo.

Obviamente tudo não passa de rumor e, como a Apple costuma manter segredo total sobre o que está desenvolvendo, só saberemos a verdade quando algo for realmente lançado.

Fonte: https://gigaom.com/2015/01/14/apple-tipped-to-design-chips-for-mac-computers-just-like-for-ios/