Rumor: Apple planeja lançar serviço concorrente ao Waze, do Google

Por Redação | 05.07.2013 às 14:25
photo_camera SlashGear

A Apple continua com seus esforços para tornar o seu sistema de mapas e localização, introduzido no iOS 6, melhor e mais eficaz. E um novo registro de patente sugere que a empresa estaria interessada em desenvolver um serviço colaborativo de rotas e informações de trânsito similar ao aplicativo Waze, adquirido recentemente pelo Google.

O texto da patente obtido pelo site AppleInsider indica que o novo sistema seria voltado para iPhones e iPads, e que seus usuários receberiam informações sobre trânsito e rotas alternativas a partir de outros usuários do mesmo serviço. As informações enviadas seriam armazenadas em uma central e só depois redistribuídas entre os outros usuários.

Patente Apple similar Waze

Seguindo o exemplo da patente, o sistema funcionaria da seguinte forma: o usuário acessaria o aplicativo e indicaria seu ponto de partida e de chegada. O serviço, por sua vez, filtraria alguns dados e geraria a rota ideal para aquele usuário, com base em suas preferências e, assim que ele começasse a dirigir, também poderia selecionar alguns alertas que podem ser enviados para seu dispositivo em caso de congestionamentos, acidentes entre outras situações presentes na rota de sua escolha.

Patente Apple similar Waze
Patente Apple similar Waze

Ao fim do percurso, a aplicação irá apresentar uma página de classificação com oito números ou estrelas, que devem ser usadas para gerar novas rotas ou partes de rotas para outros usuários do serviço. O documento da patente ainda indica uma outra similaridade do possível produto da Apple com o Waze que é a capacidade de compartilhar rotas e status com seus amigos nas redes sociais.