Robin Williams, Copa e Ebola foram os itens mais buscados no Google em 2014

Por Redação | 16 de Dezembro de 2014 às 16h01

Desde 2008 o Google tem por tradição liberar as estatísticas de pesquisa do ano que se acaba. Os resultados para 2014 foram divulgados na última terça (16), no blog oficial da companhia, e para exibi-los, o Google criou uma página especial onde é possível filtrar pelas categorias Esporte, Manchetes, Fama, Ciência e Tecnologia, Perdas, Vida Cotidiana, Cultura da Web e Cultura Popular, para explorar as tendências em forma de histórico.

A lista geral de termos buscados ficou assim:

  1. Robin Williams
  2. Copa do Mundo
  3. Ebola
  4. MH370
  5. ALS
  6. Flappy Bird
  7. Conchita Wurst
  8. ISIS
  9. Frozen
  10. Sochi

Esportes

Em Esportes, o destaque vai para a Copa do Mundo. A vitória de 7x1 Alemanha sobre o Brasil incentivou também pesquisas pelos recordes. Os jogos do evento que mais chamaram a atenção nas pesquisas foram o de Brasil x Alemanha, Holanda x Argentina e Brasil x Croácia. Um fato bem curioso é que, nos EUA, as pesquisas sobre a Copa superaram as finais da NBA, as queridinhas dos americanos.

Copa do Mundo 2014

Manchetes

Nas Manchetes, quem liderou as pesquisas foi o surto de Ebola, seguido pelo voo da Malaysia Airlines que desapareceu dos radares, o MH370, e causou comoção no mundo. A ascenção do Estado Islâmico, a crise na Ucrânia e os conflitos em Gaza também chamaram a atenção dos internautas.

Ebola

Fama

Os atores Matthew McConaughey e Jared Leto ganharam notoriedade após vencerem o Oscar de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente, pelo filme Clube de Compras Dallas. As pesquisas por "jared leto oscar" aumentaram 28 vezes este ano, mas ainda foram superadas por pesquisas pela sua conta do Instagram. Já o nome de Matthew estourou no Google, alavancado pelo seu último filme, Interestelar.

Matthew McConaughey e Jared Leto

O jogador colombiano James David Rodríguez Rubio também foi um dos destaques, após tornar-se artilheiro da Copa do Mundo, fazer o principal gol da competição e posteriormente assinar contrato com o Real Madrid.

Rodriguez

Ciência e tecnologia

Em Ciência e Tecnologia, o destaque foi para a consolidação das tecnologias móveis, que estão cada vez mais intrínsecas em nossas vidas. A viagem da nave espacial Rosetta até o cometa 67P e o subsequente pouso da sonda Philae vieram logo em seguida. O fenômeno do Flappy Bird também se manteve entre as prinicipais pesquisas.

iPhone 6

O iPhone 6 foi o gadget mais pesquisado em 2014

Já os gadgets mais pesquisados foram:

  1. iPhone 6
  2. Galaxy S5
  3. Nexus 6
  4. LG G3
  5. iPhone 6 Plus
  6. Nokia Lumia 520
  7. BQ Aquaris 5
  8. Nexus 5
  9. Samsung Alpha
  10. Moto 360

Perdas

2014 também foi um ano de grandes perdas, como a morte de Robin Williams, que impulsionou ainda pesquisas sobre depressão – causa do suicídio do ator. Joan Rivers também foi destaque, e termos como “importância de joan rivers” tomaram conta dos campos de pesquisa do Google.

Robin Williams

Vida cotidiana

A categoria Vida Cotidiana aborda assuntos pesquisados do dia a dia, com termos mais genéricos. Talvez por causa do pouso histórico da sonda Philae no cometa 67P, os usuários pesquisaram bastante sobre a lua, o sol e o sistema solar, e os picos do termpo "lua" ocorreram duarante os dois eclipses que tivemos esse ano. "O que é o amor" liderou as principais perguntas genéricas, com cinco vezes mais pesquisas que "o que é ciência". A Páscoa foi o dia mais pesquisado, com o termo "quando é a Páscoa" disparando nos primeiros meses do ano. Já a culinária indiana bateu a chinesa e a francesa no interesse dos internautas.

Culinaria Google

Cultura da web

O Desafio do Balde do Gelo (Ice Bucket Challenge), que viralizou esse ano, fez as pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica dispararem, graças a atitude do físico Stephen Hawking (que gravou o vídeo mas colocou seus filhos para cumprirem o desafio), além das doações pela causa, que chegaram a quase 100 milhões de dólares.

2014 foi também o ano de Pharrell Williams, que ressurgiu com o hit Get Lucky, do Daft Punk. O single Happy foi um estouro de sucesso, e levou o nome do artista nas alturas. Um destaque vai para o seu chapéu (sim, o chapéu), que tem até uma conta própria no Twitter.

Chapéu Pharrell

Cultura popular

Na TV, a série Game of Thrones ganhou de The Walking Dead na curiosidade dos usuários, seguidas por Sherlock e Orange is The New Black. Sheldon Cooper, do Big Bang Theory, foi o segundo personagem mais pesquisado, ficando atrás apenas de John Snow, de Game of Thrones. Das novelas, a campeã foi Avenida Brasil, distribuída em 124 países do mundo.

Game of Thrones

O personagem John Snow, de Game of Thrones

O filme Frozen - Uma Aventura Congelante, que ganhou 3 Oscars, foi um grande destaque das pesquisas. O filme Interestelar, que estreou no final deste ano, também deu o que falar. Como muita gente não entendeu direito toda a ficção científica da obra, o termo "interestelar explicado" foi bastante utilizado.

Brasil

Especificamente para o Brasil, o Big Brother ocupou o primeiro lugar das listas, outra vez. Já o Enem veio em segundo, e, logo após, a novela Amor à Vida, Eleições, Eduardo Campos, iPhone 6, Lepo Lepo e Copa do Mundo. Anitta também "brilhou" no Google brasileiro esse ano, aparecendo no topo das listas de pesquisas de Cantoras e também de Mulheres, talvez por conta de sua discussão com a cantora Pitty, recentemente.

Confira abaixo o vídeo oficial do Google sobre as principais pesquisas de 2014, e acesse o link para ver com mais detalhes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.