Relatos de funcionários: trabalhar na Apple é um sonho!

Por Redação | 04.08.2014 às 08:10
photo_camera Divulgação

Você já imaginou como seria trabalhar na Apple? Com informações retiradas do portal Glassdoor – que faz uma espécie de ranking das melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos e publica vagas de emprego –, coletando informações e opiniões de funcionários, o Business Insider passou um pente fino nessa questão e mostrou como funciona a rotina de um empregado de uma das empresas mais cobiçadas do mundo.

É certo que os funcionários da Apple devem aprender a lidar, desde o início, com pressões externas, pois quando chega a data dos lançamentos, é necessário manter ao máximo a discrição e guardar os segredos industriais a sete chaves. Também existem as jornadas malucas de trabalho, com períodos avassaladores que levam a turma toda a trabalhar muito para conseguir atingir os resultados esperados pela companhia e surpreender os analistas.

Mas não é só de trabalho duro que vivem os funcionários da companhia. Pelo levantamento feito com opiniões de funcionários, existem mais reclamações que elogios feitos à empresa, mas também existem relatos de que os contratados pela Maçã amam o serviço que fazem.

Apple

Trabalhar na Apple causa um grande impacto para o mundo

É assim que os funcionários se sentem trabalhando para a Apple: eles fazem um seviço que vale a pena. Que interessa. Que causa impacto no mundo todo. Vários relatos de funcionários compartilham da mesma opinião, independente do setor ou departamento.

"Os engenheiros da Apple se tornam contribuidores de verdade que vão beneficiar dezenas ou centenas de milhões de pessoas todos os dias. E isso é incrível", relata um engenheiro de software. "Eu me juntei à Apple porque queria fazer parte de algo maior que eu", diz um gerente de uma loja.

E assim, repletos de orgulho e boas vibrações, seguem aqueles que trabalham para a companhia. Parece inspirador.

Você tem que trabalhar com gente esperta de verdade

Certo. O que você espera de uma empresa que foi comandada por Steve Jobs? Que contrate funcionários que pensam devagar? Pois o lema de inovação e diferenciação do mercado é carregado por mentes inquietas e brilhantes. Do CEO ao vendedor, todos são extremamente talentosos e muito inteligentes.

Se por um lado trabalhar com gente inteligente faz o cenário dentro da empresa parecer mais competitivo, por outro faz com que os funcionários deem o melhor de si no trabalho.

A Apple mais parece uma startup que uma gigante da tecnologia

Pode soar estranho que a companhia mais valiosa do mundo tenha clima de startup entre os funcionários, mas é exatamente assim que eles se sentem. Vários empregados escreveram que uma das melhores coisas a respeito da empresa é que ela funciona como um grupo de startups sob a guarda de uma grande firma. E aí, como resultado, tem-se a segurança de trabalho de uma gigante com a flexibilidade de carreira de uma empresa que está começando a atuar no mercado.

"Quando seu trabalho fica chato e cansativo – coisa que eventualmente vai acontecer –, é fácil mudar de posição dentro da companhia e conseguir ares novos sem ter que modificar muito a equipe de funcionários", escreveu um engenheiro de software.

Os salários são muito bons para a maioria dos cargos

A maioria dos funcionarios parece gostar muito do salário que recebe. Exceto pelos vendedores das Apple Stores, que esperam ansiosamente por um aumento, os salários são satisfatórios e até acima da média do mercado.

Até trabalhadores temporários recebem benefícios

Enquanto alguns vendedores das Apple Stores reclamam de seus olerites, outros louvam à Apple pelos benefícios que recebem, mesmo que sejam trabalhadores temporários ou trabalhem meio período. A empresa agrada qualquer pessoa que trabalhar mais de 20 horas semanais com planos de saúde e outros benefícios.

Apple Store

Depois de ter trabalhado na Apple, fica mais fácil arrumar emprego em outro lugar

Mal comparando, ter trabalhado na Apple é como já ter morado algum tempo em Nova York. Se você conseguiu ser contratado e fez carreira lá, poderá ser contratado e fazer carreira em qualquer outra empresa.

De acordo com um engenheiro de software da companhia, os funcionários são muito bem reconhecidos se forem capazes de fazer algo realmente bom. Outro engenheiro revelou que "a experiência faz com que você seja contratado em qualquer outro lugar".

A comida no campus é sensacional

Quando se fala em comida no campus e atividades recreativas, logo se pensa em Facebook e Google (e suas peripécias para cativar e desestressar funcionários). Na Apple as coisas não são tão levadas na brincadeira, mas se tem uma coisa que é elogiada por todos é a comida do Caffe Mac, na sede da empresa em Cupertino. E parece que o cardápio já amplamente variado só tende a melhorar com o passar dos anos.

Deslocar-se pela empresa é muito fácil

Alguns relatos de funcionários deram conta de como é fácil se transportar pelas dependências da empresa. Além de contar com um serviço exclusivo de transporte para os empregados, a companhia ainda oferece um tipo de bolsa para ajudar a cobrir o custo de deslocamento, seja por carro, ônibus, trem ou outros meios de transporte.

Trabalhar duro dentro de prazos curtos é recompensador

Quando é necessário trabalhar por horas e horas dentro de prazos curtos, a vida dentro da Apple pode se tornar bem estressante. Mas grande parte dos funcionários diz que isso faz parte da emoção de se trabalhar para a companhia, e que a sensação de dever cumprido e incomparável.

"Eu não tinha tempo nem pra respirar entre um projeto e outro. Mas gostava de alcançar meus objetivos em um período heroico de tempo. Isso me trazia uma enorme sensação de missão cumprida", revelou um engenheiro.

As chances de se tornar parte da companhia só aumentam

A Apple não é como a Microsoft, que demite milhares de funcionários em uma ceifada só. A empresa continua contratando pessoas em vários de seus departamentos.

Uma especialista de negócios apontou que a "Apple está crescendo em ritmo insano e é emocionante fazer parte deste crescimento".

Tim Cook é um excelente líder

Outra verdade quase absoluta entre os funcionários que postaram no Glassdoor tem a ver com o perfil de liderança do CEO Tim Cook. De fato, ele tem 92% de aprovação entre os que escreveram no site, mostrando que impõe respeito e não age feito um tirano.

Tim Cook

A liberdade no trabalho é essencial

A Apple pode até ser uma empresa que dispõe de certo controle sobre seus funcionários, mas eles dizem que sentem-se livres para tomar muitas atitudes em seus cargos e fazer melhor o seu trabalho.

Por exemplo, um funcionário de Cupertino escreveu que "muita confiança e independência é depositada". Um engenheiro enalteceu o fato de que a Apple "não é um antro de microgestão".