Registro de patente revela detalhes de supostos smartglasses da Lenovo

Por Redação | 24 de Junho de 2014 às 16h28

Com o Google Glass a caminho do grande público, era de se esperar que logo outras companhias oferecessem rivais para o gadget. E detalhes sobre um deles teriam sido confirmados por meio de um documento de patente da Lenovo, que descreve um dispositivo para ser usado na cabeça com "duas telas transparentes capazes de captar áudio e vídeo".

De acordo com o site Slash Gear, o documento de patente revela mudanças significativas em relação ao Google Glass. Uma delas é maior uso da realidade aumentada. Outra estaria atrelada à interação entre o que o dispositivo comunica e às ordens do usuário. Em vez de utilizar um áudio mais discreto via condução sonora nos ossos do ouvido, a exemplo do Google Glass, a Lenovo exploraria outras formas de interação.

Lenovo Smartglasses

A condução via ossos do ouvido serviria na direção contrária, como um microfone, para que o usuário pudesse, por exemplo, controlar a exibição de um filme. Além disso, outros pontos de contato para comando estão sendo considerados. Os óculos inteligentes da Lenovo poderiam utilizar interação em área atrás das orelhas ou via movimento da testa com a área superior dos óculos.

Ainda que não tenha sido revelado um nome, há indícios de que a Lenovo estaria produzindo seu gadget em parceria com a tecnologia da empresa israelense Lumus, especializada em lentes para uso militar. Como a Lumus tem aproveitado sua experiência no ramo para o uso comercial, isso faria sentido.

Lenovo Smartglasses

Os diagramas da Lenovo se aproximam bastante aos produtos da Lumus, que, por enquanto, segundo o Slash Gear, não faz comentários até que a Lenovo confirme os óculos inteligentes.

Com a aquisição da Motorola pela Lenovo, é de se esperar que a companhia invista ainda mais em dispositivos móveis, como os óculos inteligentes. Contudo, ainda não dá pra saber se será um dispositivo com hardware dedicado ou integrado a outros aparelhos e se servirá apenas para entretenimento audiovisual, fazer chamadas ou outras funcionalidades.

Patentes são registradas o tempo todo e não servem como fonte oficial para confirmação, portanto, somente com o aval da Lenovo é que será possível saber como será este produto descrito no documento.

Fonte: http://www.slashgear.com/lenovos-glass-rival-just-hit-the-patent-office-24334936/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.