Registro de patente da Apple revela óculos de realidade virtual

Por Redação | 01 de Maio de 2014 às 11h20

Não é de hoje que existem rumores sobre a possibilidade da Apple estar trabalhando em seus próprios óculos de realidade virtual, dispositivos semelhantes ao Oculus Rift, comprados recentemente pelo Facebook. E esses boatos parecem ter fundamento, segundo uma descoberta feita pelo pessoal do site Mashabale.

Eles tiveram acesso a esquemas de montagem do aparelho, inclusive com detalhes de tamanhos e pequenas peças do interior.

HMD 1

O chamado Head-Mounted Display (HMD) – ou algo como "tela-capacete" – se parece um pouco com o próprio Oculus Rift, mas, como tudo na Apple, tem um design mais clean e curvilíneo, visualmente mais arrojado.

O aparelho foi projetado para funcionar sem fio e com Wi-Fi, além de ter conexão com outras plataformas da empresa, como a Apple TV e o iPod, e também pode operar com imagens convencionais ou 3D.

hmd 2

Ao que tudo indica, o aparelho contará com uma função especial chamada "Personal Display", em que as pessoas poderão assistir seu conteúdo digital sem a necessidade de estar em casa. Isso, segundo os próprios documentos encontrados, seria uma das grandes demandas desse público consumidor.

Entre outros detalhes, o esquema também mostra diferentes possibilidades de desenhos, com materiais customizados e opções em vidro, metal, plástico e componentes flexíveis capazes de acomodar melhor a cabeça do usuário.

hmd 3

Ainda não há uma previsão exata de configuração da tela dos óculos, porém, o documento relata uma descrição de que seria o "equivalente a assistir um filme num cinema com tela de cinco metros de altura".

Embora a documentação encontrada com o registro seja verdadeira, de acordo com um funcionário que trabalha com patentes nos Estados Unidos, é cedo para dizer se a Apple realmente está construindo o aparelho ali descrito, já que a patente não significa exatamente a concretização do projeto. Além disso, o documento só contém a descrição preliminar do HMD, o reconhecimento da posição e dos movimentos da cabeça do usuário, mas carece dos giroscópios e acelerômetros que fazem o Oculus Rift se destacar dos demais.

hmd 4

Mesmo sem confirmação, fato é que se o Facebook está investindo pesado nessa tecnologia, é de se esperar que outra grande companhia do setor faça o mesmo.

Fonte: http://mashable.com/2014/04/29/apple-head-mounted-display/?utm_campaign=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_cid=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_medium=feed&utm_source=feedly&utm_reader=feedly

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.