Reclamações contra sites de compra coletiva cresceram 400% no último ano

Por Redação | 22 de Setembro de 2012 às 14h15

Os sites de compra coletiva viraram febre nos últimos tempos, mas junto com o aumento da popularidade também veio o crescimento no número de reclamações por parte dos usuários dos serviços.

Em resposta a isso, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, convocou uma reunião com os sete maiores sites de compras coletivas do país para adotarem medidas que diminuam a insatisfação dos consumidores.

Caldeirão de Ofertas, Clickon, Clube do Desconto, Groupon, Peixe Urbano, Pesca Coletiva e Privalia foram as empresas chamadas pelo Procon. Para se ter ideia, foi registrado um aumento de mais de 400% no número de reclamações em comparação com o mesmo período do ano passado.

O Groupon lidera o ranking com o maior número de queixas de consumidores: 702 durante o primeiro semestre de 2012, contra 99 no mesmo período do ano passado. Isso representa uma alta de 609% na insatisfação dos clientes. Já o índice de resolução dos problemas do site caiu de 90% para 70%.

Em segundo lugar está o Clickon, que passou de 35 reclamações em 2011, para 276 em 2012. Peixe Urbano, Caldeirão de Ofertas, Privalia, Clube do Desconto e Pesca Coletiva completam a lista, nessa ordem.

O Procon-SP disse ainda que já foram aplicados R$ 250 mil em multas para empresas do setor. Confira todos os números divulgados pelo órgão:

Empresas Queixas 1º semestre 2011 Queixas 1º semestre 2012
Groupon 99 702
Clickon 35 276
Peixe Urbano 62 190
Caldeirão de Ofertas - 143
Privalia 69 131
Clube do Desconto 43 125
Pesca Coletiva - 87
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