Publicidade

Receita com publicidade online faz Yahoo! amargar péssimo resultado financeiro

Por| 16 de Julho de 2014 às 13h32

Link copiado!

Receita com publicidade online faz Yahoo! amargar péssimo resultado financeiro
Receita com publicidade online faz Yahoo! amargar péssimo resultado financeiro
Tudo sobre Yahoo

Quando Marissa Mayer assumiu a cadeira da presidência executiva do Yahoo! há dois anos, a companhia estava despedaçada. À época, a outrora gigante do Vale do Silício já amargara resultados negativos sucessivos e ficara para trás. Mayer logo viu que era hora de renovar, de fazer investimento em startups criativas e contratar novos funcionários que pudessem colaborar com o processo de reestruturação da empresa.

De lá para cá, o Yahoo! já comprou dezenas de pequenas empresas, incorporou a maioria de seus funcionários e viu na publicidade online uma alternativa vantajosa para fazer sua arrecadação e lucro aumentarem. Ouvido pelo New York Times, Colin Gillis, um analista da BGC Partners, disse que as "coisas estão melhorando" para a norte-americana. "Seu negócio principal ainda está bastante sólido", declarou o analista.

Apesar de aparentemente caminhar a passos firmes, Mayer veio a público nesta terça-feira (15) para anunciar a pior receita já registrada pela companhia desde que ela assumiu o controle. Segundo os dados apresentados pela executiva, a receita de US$ 1,08 bilhão representa uma queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Continua após a publicidade

"Nossa principal prioridade é fazer com que a receita cresça e, olhando para estes números, nós não estamos satisfeitos", declarou uma desapontada Mayer. "Enquanto algumas áreas cresceram e se fortaleceram, outras puxaram os resultados para baixo e acabaram superando esse sucesso".

Um dos segmentos que mais decepcionou foi justamente aquele que o Yahoo! tem mais apostado: o de publicidade online. De acordo com o relatório apresentado, o negócio caiu assustadores 8%, chegando a US$ 436 milhões de receita. Ao que tudo indica, a queda foi causada principalmente pela forte concorrência do Google e Facebook, que continuam a abocanhar enormes fatias de mercado principalmente nos Estados Unidos.

As previsões para este segmento em particular também não são nada boas. Conforme relata o eMarketer, a expectativa é que o negócio da empresa caia dos atuais 7,1% de participação de mercado nos EUA para 6% ainda este ano. Caso se confirme, o cenário preocupa principalmente por haver projeções de que o mercado cresça quase 25% em 2014.

As aquisições feitas por Mayer também tiveram um impacto negativo nos lucros da companhia, que recuou para US$ 38 milhões – 72% inferior ao registrado no segundo trimestre do ano passado.

Continua após a publicidade

Leia mais sobre o Yahoo: