Ciência: transplante de bactérias do intestino pode promover emagrecimento

Por Redação | 03 de Abril de 2013 às 11h35

Perder peso é uma obsessão para muitas pessoas, e para isso elas podem se exercitar, melhorar a alimentação, apelar para uma lipoaspiração, ou talvez transplantar algumas bactérias do intestino de um amigo magro para o seu.

Pelo menos essa é a ideia de alguns pesquisadores da Universidade de Harvard. Os resultados de um estudo foram divulgados em um artigo publicado pela revista Science Translational Medicine. Os cientistas descobriram que, quando eles transplantam micróbios do intestino de ratos submetidos a uma cirurgia bariátrica para outros ratos, os receptores começaram a perder peso.

Os ratos que receberam os micróbios perderam cerca de 20% do seu peso, tanto quanto o fariam se tivessem passado pela cirurgia. Peter Turnbaugh, autor da pesquisa, vem investigando a ligação entre obesidade e o microbioma intestinal - como é conhecida a população de micróbios que vive no trato digestivo - durante algum tempo.

De certa forma, o que acontece é que os efeitos da cirurgia bariátrica sobre o microbioma contribuem para a sua capacidade de causar a perda de peso e encontrar formas de manipular as populações microbianas para "imitar" esses efeitos. Os pesquisadores acreditam que essa seja uma nova e valiosa ferramenta para tratar a obesidade.

Mas não espere que o transplante de flora intestinal seja lançado em breve, até porque ele não é um procedimento para todos e sequer foi testado em humanos. Enquanto isso, o melhor ainda é procurar um médico para receber orientações cautelosas sobre cuidados com a obesidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.