RIM não está mais entre as 5 maiores produtoras de smartphones do mundo

Por Redação | 30.07.2012 às 11:10

Uma pesquisa divulgada recentemente pela IDC mostra que a RIM (Research In Motion) não está mais entre as cinco maiores produtoras de smartphones do mundo, tendo sua participação no mercado global reduzida pela primeira vez.

RIM BlackBerry

Atualmente, a RIM detém apenas 7% do mercado de smartphones

De acordo com o Tech Vibes, o estudo mostra que nos últimos anos a produtora dos aparelhos BlackBerry perdeu sua forte participação no mercado para a Samsung e Apple, que ocupam o primeiro e o segundo lugar no ranking, respectivamente.

Em 2009, a RIM atingiu o topo, detendo 20% do mercado móvel. Já em 2010, o número diminuiu para 16 por cento. No último ano, a empresa sentiu forte queda no setor e passou a deter 10% do mercado e neste ano, atingiu seu ponto mais baixo com apenas sete por cento.

Desde o início dos levantamentos da IDC, em 2004, a RIM se manteve sempre entre as cinco principais produtoras do mundo, sem apresentar perdas nos seus trimestres fiscais até então. Mas o crescimento da Samsung, que de 2007 a 2012 aumentou sua participação em 32%, fez com que a empresa perdesse clientes.

"Como a Nokia, a RIM é uma empresa em transição. Smartphones com sua nova plataforma, o BB10, serão lançados ainda este ano. Resultados como estes podem ser sinais de que muitas coisas ainda estão por vir", afirmou a IDC.

A empresa também acredita que o lançamento de sua nova plataforma móvel e de novos modelos de celulares serão capazes de manter os consumidores, e evitar que eles adotem aparelhos de outras empresas.