RIM divulga novos detalhes e imagens do BlackBerry 10

Por Redação | 25 de Setembro de 2012 às 16h58

A Research In Motion (RIM) anunciou nesta terça-feira (25) mais imagens e detalhes da sua nova plataforma móvel, o BlackBerry 10, durante a BlackBerry Jam Americas em San Jose, Califórnia. As informações são do site Engadget.

Em maio deste ano, a empresa revelou alguns detalhes do novo OS, mas esta é a primeira vez que a RIM demonstrou o sistema rodando no dispositivo ainda inédito Dev Alpha B. E mais uma vez, a companhia alertou aos jornalistas presentes no evento que a versão do software apresentada ainda não é a versão que será lançada no mercado.

A interface do usuário permanece praticamente inalterada em comparação à primeira versão apresentada pela empresa no começo do ano. Ela mantém a interface de três elementos, com uma tela central de origem, que mostra os aplicativos em execução, um aplicativo de rede e o BlackBerry Hub - um feed de notificações, e-mails, calendários, BlackBerry Messenger, aplicativos sociais e muito mais.

RIM BlackBerry 10

A tela inicial do sistema mostra apenas oito ícones de aplicativos, com base nas últimas aplicações que foram acessadas pelo usuário. E graças a base QNX presente no BB10, os usuários podem utilizar diversas aplicações ao mesmo tempo, porém, de qualquer forma, a página inicial irá armazenar oito ícones apenas.

O BlackBerry Hub pode ser facilmente acessado a partir de qualquer aplicação que estiver sendo usada, ou seja, o usuário não precisará se desconectar do Facebook, por exemplo, para responder a um e-mail ou visualizar um alerta. Para acessar o hub, o usuário deverá deslizar seu dedo sobre a tela de cima para baixo e, assim, quatro cubos aparecem em sua tela, contendo notificações, calendários e e-mails.

Além disso, o novo OS da RIM mantém os perfis pessoais e profissionais do seu usuário separados, garantindo segurança em seus dados, permitindo ainda que os usuários acessem aplicações do seu perfil profissional no seu perfil pessoal, por exemplo, sem comprometer suas informações.

Isso significa que os profissionais de TI poderão definir parâmetros de segurança rigorosos da forma como a política corporativa definir e ainda assim, os usuários poderão ter acesso às suas ferramentas sociais e de entretenimento de forma fácil e segura.

RIM BlackBerry 10

E a RIM ainda apresentou novidades no seu serviço de mensagens instantâneas, o BlackBerry Messenger, para o BB10. A interface do BBM foi redesenhada, colocando o foco sobre a foto dos seus contatos, ao invés da tradicional lista de nomes. Os balões de conversa, famosos no sistema, permanecem da mesma forma que os usuários BlackBerry já conhecem.

Outra novidade no BBM é o teclado preditivo, que é capaz de detectar facilmente em qual idioma o usuário está escrevendo e oferecer sugestões pertinentes que o usuário possa vir a usar.

O atual CEO da RIM, Thornstein Heins, ainda afirmou no evento que os testes do BlackBerry 10 junto com as operadoras de telefonia móvel começarão em outubro deste ano. A versão final do novo sistema está prevista para o começo de 2013.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.