Intel contrata recrutador para encontrar novo CEO da empresa

Por Redação | 15 de Fevereiro de 2013 às 09h35

A Intel contratou a empresa de recrutamento 'Spencer Stuart' para ajudar a encontrar seu próximo executivo-chefe, o que indica que a fabricante de processadores está cogitando candidatos de fora da empresa para o cargo. A notícia partiu de fontes com conhecimento do assunto, segundo a Bloomberg.

As tais fontes, que pediram para não serem identificadas, disseram também que entre os atuais executivos da empresa, os nomes mais cogitados para substituir o CEO Paul Otellini, que vai se aposentar em maio, estão Brian Krzanich (Diretor de Operações), Stacy Smith (Diretor Financeiro) e Renee James (Diretora de Software).

Em novembro do ano passado, quando a Intel anunciou a aposentadoria de Otellini, ele nomeou os três executivos citados como vice-presidentes executivos, o que já os deixou marcados como principais candidatos à sucessão. Vale ressaltar que, desde sua fundação em 1968, a Intel nunca trouxe nenhum executivo de fora para assumir cargos de alto escalão.

Leia também: Paul Otellini, CEO da Intel, vai se aposentar no ano que vem

No início de dezembro, Otellini disse que escolher um executivo de dentro da empresa seria o mais provável. Com isso, inicialmente a empresa foi se inclinando para candidatos internos, pessoas com conhecimento do assunto. Porém, dada a falha da companhia no avanço da computação móvel sob a gestão atual, trazer alguém de fora pode ser mais sedutor para os investidores. Afinal, trata-se de uma era em que os consumidores estão favorecendo dispositivos móveis em vez dos computadores pessoais que compõem a maior parte dos negócios da empresa.

"O conselho vai olhar igualmente para candidatos internos e externos. O processo de decisão será o mesmo para todos eles. O conselho não estará sendo responsável se não procurar os talentos disponíveis interna e externamente", disse Laura Anderson, porta-voz da Intel.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.