Protótipo do iPhone 6 aparece à venda no eBay

Por Redação | 06.10.2014 às 17:21
photo_camera Divulgação

O lançamento do iPhone 6 já passou, e com ele, também se foram os aparelhos com preços altíssimos em sites de leilão, frutos de um possível esgotamento do celular nas lojas e uma antecipação para obtê-lo no dia do lançamento. Mas um modelo, especificamente, está dando o que falar no eBay, e não se trata de um Plus com o máximo possível de memória ou um smartphone comum. Estamos falando de um protótipo, que teria sido recebido por um usuário devido a um engano.

Por fora, são pouquíssimas as diferenças. Na cor branca, o celular é idêntico ao iPhone 6 tradicional que é vendido nas lojas, tendo como única diferença uma marcação vermelha ao redor do conector para o cabo Lightning. Além disso, na parte traseira, não existem indicações sobre o número do modelo nem identificação pelo FCC, o órgão americano correspondente à Anatel brasileira.

iPhone 6 protótipo

É no interior do aparelho que está a grande diferença e o motivador dos quase 200 lances. O aparelho ainda roda um sistema operacional de desenvolvedor, chamado SwitchBoard, e não o tradicional iOS, estando carregado de fotos de testes e aplicativos como o GrapeCal, Reliability e Sightglass, além de dar acesso direto a um console de comando para a inserção de códigos.

A indicação é de um celular ainda não finalizado, que teria sido obtido por engano por uma usuária que se identifica no eBay como kimberlyk1018. Ela conta ter sido surpreendida pelo esquisito aparelho em sua casa após adquiri-lo pela operadora americana Verizon. O modelo é um iPhone 6 com 64 GB de armazenamento, configuração que teria sido confirmada quando o dispositivo foi conectado ao iTunes, sendo plenamente reconhecido como um iPhone.

iPhone 6 protótipo

Essa situação inusitada resulta em um leilão que, no momento em que essa reportagem é escrita, já está valendo US$ 99,9 mil, ou cerca de R$ 249,7 mil. É um valor absurdo, mas que para muita gente, pode significar a chave para obtenção dos segredos do iPhone 6 e também do iOS 8. Além disso, uma análise nesse código ainda não finalizado poderia revelar algumas funcionalidades que não foram disponibilizadas no aparelho, mas que podem acabar dando as caras em dispositivos futuros.

Justamente por tudo isso, teóricos da conspiração já afirmam que valores tão altos poderiam estar sendo dados pela própria Apple, em uma tentativa de esconder seus segredos e recuperar o protótipo. Oficialmente, nem a empresa nem a operadora Verizon, que seria a fonte do vazamento, se pronunciaram sobre o assunto.

iPhone 6 protótipo

Se você tem esse dinheiro e está pensando em investi-lo no protótipo, porém, há uma má notícia. Kimberly não entrega o aparelho no Brasil, fazendo remessas apenas para os Estados Unidos e Canadá. Além disso, de forma a garantir o sucesso do leilão, venderá o celular apenas para usuários bem qualificados no sistema do eBay, usado para garantir que vendedores e compradores realmente são quem dizem ser.