Projeto do Google ensina jovens a programar robôs usando peças de LEGO

Por Redação | 05.11.2014 às 14:20
photo_camera Divulgação

O Google lançou recentemente na Alemanha o projeto "Open Roberta", uma plataforma baseada em nuvem visando ajudar estudantes e professores a programar pequenos robôs feitos partir dos kits de hardware "LEGO Mindstorms", produzidos pela companhia homônima.

De acordo com informações do site 9to5google, a partir de uma parceria financiada em 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 3,16 milhões) com a empresa de TI germânica Fraunhofer IAIS, desde a primavera de 2013, a gigante do motor de busca visa criar um software de código aberto e disponível na nuvem para que alunos e professores possam estudar sem se preocupar com repetitivos updates no sistema.

A Lego Education já disponibilizou 160 kits de 10 pacotes cada um para uso interno nas escolas da Alemanha, mas o Open Roberta permitirá que os estudantes possam dar continuidade aos projetos em casa também.

Outra parceria semelhante do Google na Europa é entre o Code Club e o Technology Will Save Us para fornecer a estudantes kits baseados em Arduino para o desenvolvimento de consoles para games. Aqui no Brasil, kits para ensino de robótica desenvolvidos pela LEGO são fornecidos pela Zoom Education for Life.