Projeto da Microsoft inclui comunidades cariocas nos mapas do Bing

Por Redação | 28.05.2014 às 11:27 - atualizado em 28.05.2014 às 16:26

A Microsoft está desenvolvendo um projeto chamado "Na Área", cujo objetivo é incluir comunidades do Rio de Janeiro em pesquisas do Bing. A empresa apresentou o projeto nesta terça-feira (27), anunciando que a primeira fase cobrirá as comunidades do Morro do Vidigal, Manguinhos e Complexo da Maré. Juntas, as 3 comunidades totalizam mais de 200 mil pessoas. O Na Área Vidigal, inclusive, já está online.

Para desenvolver o projeto, a companhia fundada por Bill Gates conta com o apoio de ONGs, agentes públicos e privados e até mesmo moradores para mapear os principais endereços de estabelecimentos e pontos de referências presentes nas áreas abrangidas. Assim, os usuários poderão utilizar o buscador da Microsoft para realizar pesquisas do tipo "Lanchonetes no Vidigal", "Escolas no Complexo da Maré" e assim por diante.

Lúcio Tinoco, chefe de engenharia do Bing no Brasil, disse a Folha de São Paulo que o projeto foi pensado primeiramente para auxiliar os próprios moradores a acharem serviços e comércios disponíveis em suas comunidades, mas acredita que também pode ser útil para os turistas.

A empresa quer expandir o projeto e mapear 40 comunidades até o final deste ano e afirma que o Rio é só a primeira etapa de um projeto mundial focado em países emergentes. A proposta principal é disponibilizar online a maior quantidade possível de endereços comerciais localizados em bairros e comunidades de difícil acesso.