Projeto Treshold vai unificar Windows, Xbox e Windows Phone

Por Redação | 02 de Dezembro de 2013 às 17h30

A Microsoft está preparando uma série de lançamentos para a unificação das suas principais plataformas – Windows 8.x, Xbox One e Windows Phone – para o segundo trimestre de 2015. A onda de lançamentos foi apelidada pela empresa de Threshold.

De acordo com o site ZDNet, o apelido já está circulando nos e-mails internos da empresa para o pessoal da área de engenharia que trabalha na unificação do sistema operacional entre os diversos dispositivos da Microsoft.

O nome Treshold é baseado no planeta do primeiro jogo da franquia Halo, lançado em 2001. Essa não é a primeira vez que a empresa usa uma referência ao game Halo para apelidar seus projetos. Cortana, uma personagem de inteligência artificial do jogo, foi usado como codinome para o projeto concorrente ao Siri da Apple.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Se tudo ocorrer de acordo com os planos, o Treshold irá incluir atualizações para os Sistemas Operacionais das três plataformas da empresa de modo que eles possam compartilhar ainda mais elementos.

O Xbox One OS, Windows 8.x e o Windows Phone 8 já compartilham um mesmo núcleo do Windows NT. Mas a Microsoft espera integrar ainda mais serviços entre as três plataformas como, por exemplo, uma loja única de aplicativos entre todas as versões do Windows e ferramentas para desenvolvedores mais compatíveis entre as três plataformas.

Além disso, a Microsoft espera conseguir integrar melhor as tarefas chamadas de “atividades de alto valor”, como por exemplo, integração dos documentos do Office, melhor gerenciamento de TI e toda a parte de entretenimento.

Steve Ballmer mencionou o conceito de atividades de alto valor em julho, quando anunciou a reorganização da Microsoft como parte de sua missão “One Microsoft”. Ele pretende integrar todas as divisões da empresa para o compartilhamento de mais tecnologia e criação de estratégia de negócios e marketing em grupo.

Porém, antes da Microsoft iniciar o Treshold, a empresa irá lançar uma atualização do Windows 8.1 (conhecida como Windows 8.1 Update 1) e um Windows Phone OS 8.1. Isso deve acontecer no segundo trimestre de 2014.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.