Projeto Treshold vai unificar Windows, Xbox e Windows Phone

Por Redação | 02 de Dezembro de 2013 às 17h30

A Microsoft está preparando uma série de lançamentos para a unificação das suas principais plataformas – Windows 8.x, Xbox One e Windows Phone – para o segundo trimestre de 2015. A onda de lançamentos foi apelidada pela empresa de Threshold.

De acordo com o site ZDNet, o apelido já está circulando nos e-mails internos da empresa para o pessoal da área de engenharia que trabalha na unificação do sistema operacional entre os diversos dispositivos da Microsoft.

O nome Treshold é baseado no planeta do primeiro jogo da franquia Halo, lançado em 2001. Essa não é a primeira vez que a empresa usa uma referência ao game Halo para apelidar seus projetos. Cortana, uma personagem de inteligência artificial do jogo, foi usado como codinome para o projeto concorrente ao Siri da Apple.

Se tudo ocorrer de acordo com os planos, o Treshold irá incluir atualizações para os Sistemas Operacionais das três plataformas da empresa de modo que eles possam compartilhar ainda mais elementos.

O Xbox One OS, Windows 8.x e o Windows Phone 8 já compartilham um mesmo núcleo do Windows NT. Mas a Microsoft espera integrar ainda mais serviços entre as três plataformas como, por exemplo, uma loja única de aplicativos entre todas as versões do Windows e ferramentas para desenvolvedores mais compatíveis entre as três plataformas.

Além disso, a Microsoft espera conseguir integrar melhor as tarefas chamadas de “atividades de alto valor”, como por exemplo, integração dos documentos do Office, melhor gerenciamento de TI e toda a parte de entretenimento.

Steve Ballmer mencionou o conceito de atividades de alto valor em julho, quando anunciou a reorganização da Microsoft como parte de sua missão “One Microsoft”. Ele pretende integrar todas as divisões da empresa para o compartilhamento de mais tecnologia e criação de estratégia de negócios e marketing em grupo.

Porém, antes da Microsoft iniciar o Treshold, a empresa irá lançar uma atualização do Windows 8.1 (conhecida como Windows 8.1 Update 1) e um Windows Phone OS 8.1. Isso deve acontecer no segundo trimestre de 2014.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.