Project Ara: veja um protótipo do smartphone modular do Google em ação

Por Redação | 30.10.2014 às 14:51
photo_camera Divulgação

O Google anunciou nesta semana que fará uma segunda conferência voltada para desenvolvedores interessados no Project Ara, ideia que quer transformar os smartphones em blocos separados e que podem ser montados de acordo com as necessidades do usuário. O conceito está em fase de produção há alguns meses e, agora, a companhia divulgou um novo vídeo que mostra a que pé está o andamento do projeto.

Criado pelo NK Labs, em Boston, nos Estados Unidos, o clipe exibe um dispositivo modular que inclui cinco peças removíveis até o momento. São elas: um módulo de LED, bateria, processador, alto-falantes e uma porta USB. Batizado de "Spiral 1", o protótipo possui aproximadamente 50% de sua carcaça baseada em componentes que podem ser retirados e trocados por outros melhores. As peças são produzidas em uma fábrica à parte, enquanto o design do aparelho é da própria NK Labs.

O que diferencia o produto dos demais é que esta é a primeira versão do Ara sem o design industrial de versões beta ou que indique que o gadget ainda em fase de desenvolvimento. Além disso, na minutagem 2:25 do vídeo, é possível notar que o telefone roda uma versão customizada do sistema operacional Android que, mesmo com pequenos travamentos, funciona sem grandes problemas. O avanço também é maior do que o protótipo apresentado pelo Google em junho durante a conferência Google I/O.

Segundo os engenheiros da NK Labs, o sucessor do dispositivo chamado "Spiral 2" já está sendo produzido, com a Toshiba na fabricação de módulos personalizados. No entanto, a companhia com sede em Boston não divulgou quando os produtos estarão disponíveis ao público, nem os possíveis preços dos aparelhos. O que se sabe é que o Spiral 1 será demonstrado em janeiro nos EUA e na Europa em conferências dedicadas ao Project Ara, nos dias 15 e 21 de janeiro, respectivamente.

Por enquanto, o Google também não confirma uma janela de lançamento dos smartphones modulares do Ara. A empresa disse em junho deste ano que espera vender os primeiros dispositivos da linha no primeiro mês de 2015.