Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Project Ara será lançado no final de 2015, mas apenas em Porto Rico

Por| 14 de Janeiro de 2015 às 17h42

Link copiado!

Project Ara será lançado no final de 2015, mas apenas em Porto Rico
Project Ara será lançado no final de 2015, mas apenas em Porto Rico

Começou nesta quarta-feira (14) em Mountain View, na Califórnia, a segunda edição anual da Project Ara Developer Conference, evento focado nos smartphones modulares que estão sob a tutela do Google. Em desenvolvimento desde 2013, a companhia sempre afirmou seu compromisso em colocar esses dispositivos no mercado o quanto antes. Mas quando?

Durante a conferência de hoje, o chefe da divisão Ara, Paul Eremenko, revelou que um programa piloto, feito em parceria com as empresas OpenMobile, Ingram Micro e Claro, será lançado no final deste ano apenas em Porto Rico. Segundo o Google, a escolha do local se deu pelo fato de que a principal universidade do país se juntou ao programa Multi-University Research Agreement (MURA), da divisão de projetos e tecnologias avançadas (ATAP) da entidade, responsável pelo Project Ara. As informações são do site SlashGear.

Outro motivo que levou ao lançamento primeiro em Porto Rico é que a nação não é regida pelos embargos da FCC, órgão americano equivalente à nossa Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso permite que o Google ofereça componentes para os aparelhos de uma forma mais simples e rápida, uma vez que o país possui leis menos rígidas para a importação de produtos. Com base na experiência de Porto Rico, o Google irá traçar novas estratégias e se preparar para lançar o Ara em todo o mundo.

Não foram divulgados preços oficiais do produto. Inicialmente, o programa piloto terá 10 categorias de smartphones que terão entre 20 e 30 módulos diferentes, incluindo câmera, modem 3G, processador e outros elementos. Todas essas peças poderão ser adquiridas online ou em lojas dentro de caminhões no estilo "food truck", como na imagem abaixo:

Continua após a publicidade

(Foto: The Verge)

Spiral 2

O Google também aproveitou a conferência para revelar que o hardware da última versão do protótipo Spiral 2 está pronta. Agora, o aparelho ganhou mais espaço para os módulos, que podem ser trocados mais rapidamente, e também já pode fazer ligações usando tecnologia 3G. Por enquanto, a única limitação é o firmware, descrito por Eremenko como algo "difícil" de ser trabalhado e implementado no Ara. Inclusive, o executivo desafiou os desenvolvedores presentes no evento para criar soluções que resolvam esse problema.

Continua após a publicidade

Também foram anunciados alguns módulos que serão disponibilizados para o Spiral 2. O dispositivo terá opções de tela com 1.280 x 720 de resolução, sensores de luz e proximidade, câmera de 5 megapixels, Wi-Fi e Bluetooth, modem 3G – que futuramente terá suporte a antenas 4G –, bateria, alto-falante e escolha entre os processadores NVIDIA Tegra K1 ou Marvell PXA1928. Haverá ainda um módulo dedicado ao USB, que servirá como porta para carregar o aparelho.

Último protótipo do Project Ara já tem seu hardware pronto. (Foto: Divulgação/Google)

De acordo com o Google, uma versão do Spiral 3 já está em desenvolvimento, e este será o modelo que chegará a todos os consumidores. Contudo, ainda não há previsão de quando o gadget chegará ao mercado, já que o Spiral 2 conduzirá o programa piloto em Porto Rico.

Continua após a publicidade