Processador A7 deve ser 20% mais eficiente que geração anterior, diz analista

Por Redação | 16.08.2013 às 16:00

Com cada nova geração do iPhone, a Apple sempre lança uma nova versão do processador que supera seu antecessor em termos de eficiência e velocidade. O A6, usado no iPhone 5, foi o primeiro chipset completamente produzido pela empresa e o iPhone 5S está previsto para receber o novo processador da Maçã, o A7. As informações são do AppleInsider.

O analista da KGI, Ming-Chi Kuo, acredita que a nova série A da Apple será baseada na arquitetura ARMv8. Em comparação, o A6 foi construído com base na arquitetura ARMv7 que praticamente dobrou a velocidade de gráficos e reduziu seu tamanho em cerca de 22%. Utilizando a arquitetura ARMv8, fazendo ajustes de hardware e de software, a Apple deve conseguir ampliar a eficiência do A7 em 20% em relação à versão anterior do seu processador.

Para ampliar os resultados, a empresa também deve incluir a LPDDR3 RAM, uma especificação de memória mais rápida do que a LPDDR2 usada no A6. O aumento na largura da banda deve permitir que a Apple mantenha uma quantidade relativamente pequena de memória dedicada, e Kuo espera que o A7 carregue os mesmos 1GB de RAM vistos na versão anterior do processador.

Kuo afirma ainda que não há evidências claras que indicam se o A7 irá apoiar processos de 32 bits ou 64 bits, mas diz que "não ficaria surpreso" ao ver o lançamento do suporte de 64 bits ainda neste ano. No entanto, se o 64 bits não estiver presente no A7, o analista acredita que as tendências de produção devem empurrar a Apple neste sentido se e quando a geração A8 for liberada.

Ainda não se sabe qual empresa estaria fabricando a próxima geração dos processadores SoC da Apple, mas reportagens afirmam que a companhia estaria se distanciando de sua antiga fornecedora Samsung em favor da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC).

As previsões de Ming-Chi Kuo listadas acima fazem parte de um relatório enviado a investidores nesta quinta-feira (15), no qual o analista afirma que o iPhone 5S poderá ser lançado com novas opções como carcaça dourada e com 128GB de armazenamento on-board.