Problemas teriam motivado mudança nas memórias do iPhone 6

Por Redação | 07.11.2014 às 17:20
photo_camera Divulgação

A Apple já tem mais um problema para chamar de seu quando o assunto são os iPhones 6 ou 6 Plus. Após uma série de relatos de travamentos atingindo os modelos com 128 GB de armazenamento – e também alguns com 64 GB –, a empresa estaria modificando as memórias flash TLC NAND que serão usadas nos aparelhos. Isso de acordo com fontes não oficiais, mas ligadas ao processo de fabricação deles.

A falha deixou muitos celulares inutilizáveis. Em smartphones com mais de uma centena de aplicativos e muitos dados armazenados – um dos grandes motivos pelos quais as pessoas compram a opção de 128 GB, a mais cara –, o sistema operacional simplesmente travava, ou então entrava em um ciclo eterno de reinicializações e desligamentos. A única alternativa era restaurar o dispositivo às suas configurações de fábrica, e quando tudo fosse instalado novamente, o problema retornava.

A Apple não falou muito sobre o assunto, mas alguns dos usuários afetados afirmaram que a empresa realizou a troca de seus aparelhos com outros. Uma medida que não adiantou muita coisa, já que, como deve se tratar de um problema interno, os mesmos componentes também estariam presentes nos celulares novos, com a falha voltando a acontecer.

De acordo com o site Phone Arena, não se sabe ao certo como a Apple chegou à conclusão de que a culpa para tudo isso é das memórias TLC NAND. Mas seja como for, a companhia ordenou a substituição imediata das peças por outras do tipo MLC NAND que, pelo menos em testes internos, não teriam apresentado as mesmas falhas.

De forma a não danificar a imagem da marca ainda mais, a empresa não estaria disposta a fazer um recall dos celulares afetados – o que significaria ordenar a devolução de todos os celulares adquiridos até agora. Em vez disso, a Apple deve liberar uma atualização 8.1.1 do iOS na tentativa de solucionar o problema, além de realizar a troca dos smartphones afetados por outros em suas lojas físicas ao redor do mundo.

Além disso, o site aposta que nem mesmo um anúncio oficial sobre a mudança será feito. A confirmação de que uma alteração nos componentes realmente ocorreu deve vir por meio de terceiros, que abrirão os novos lotes de iPhone para verificar a situação das memórias e a colocação de novos componentes no interior dos aparelhos.

Trata-se de mais um na série de problemas que o iPhone 6 e, principalmente, seu parceiro de tela maior, vem enfrentando desde o lançamento. O modelo Plus já passou pelo “bendgate”, entortando quando utilizado no bolso lateral da calça devido a supostos problemas em seu design, e também por uma desastrada atualização de sistema operacional que deixou muita gente sem sinal durante alguns dias.