Primeiros PCs com processadores Haswell da Intel vão chegar ao mercado em 2013

Por Redação | 19.10.2012 às 11:45 - atualizado em 19.10.2012 às 14:38

Durante uma conferência financeira realizada na última terça-feira (16), o CEO da Intel, Paul Otellini, anunciou que notebooks e desktops equipados com a próxima geração de processadores da marca, conhecida como Haswell, chegarão ao mercado no primeiro semestre de 2013.

Grande parte da microestrutura do Haswell se assemelha à do Ivy Bridge, lançado em abril deste ano. Segundo a PCWorld, a Intel garantiu que a nova geração de processadores vai oferecer o dobro do desempenho do Ivy Bridge e, em alguns casos, o dobro da vida útil da bateria de Ultrabooks.

Em setembro, durante o Fórum de Desenvolvimento da Intel, a empresa já havia liberado algumas características do novo processador. Segundo a companhia, o consumo de energia foi cortado a ponto dos chips conseguirem ser utilizados em tablets.

Os processadores Haswell vão puxar cerca de 10 watts de potência, enquanto o modelo de menor potência do Ivy Bridge precisa de 14 watts. A nova geração de processadores está passando por um processo de qualificação, interna e externamente, e apenas depois disso ele estará pronto para ser vendido, o que deve acontecer na primeira metade do próximo ano.

O chip gráfico presente nos processadores Haswell vai suportar gráficos de 4K, permitindo uma resolução de 3840 x 2160 pixels. Os Ultrabooks com a nova tecnologia da Intel vão incluir a função de carregamento sem fio, recursos de NFC, interação de voz e mais recursos de segurança.